Blog

Instituto Weizmann de Ciências nos 25 TOP


Instituto Weizmann de Ciências nos 25 TOP

O Instituto de Ciência Weizmann foi classificado entre os 25 melhores Institutos de pesquisa/universidades do mundo em duas categorias principais: publicações mais citadas e patentes concedidas.

O U-Multirank 2019 nomeou o Instituto Weizmann de Ciências como Global Top 25 Performer em duas áreas. Este ranking, uma iniciativa da Comissão Europeia desde 2014, utiliza todas as informações disponíveis sobre centenas de institutos em todo o mundo e as analisa de acordo com numerosas variáveis para mostrar qual deles lidera em cinco categorias principais.

O ranking destina-se a promover a transparência e a ajudar os alunos a se candidatarem a universidades para estudos e pesquisas.

É notável o fato de que como um Instituto de pesquisa básica, o Instituto Weizmann de Ciências não exige de seus cientistas que qualquer uma de suas pesquisas sejam orientadas para o mercado, mas com a ajuda do braço de transferência de tecnologia (Yeda Research e Development Co, Ltd), tiveram um grande grau de sucesso em patentear as descobertas.

O Prof. Daniel Zajfman, Presidente do Instituto de Ciência Weizmann, disse: "este ranking mostra que a nossa luta pela excelência, a nossa unidade básica para conduzir a investigação baseada na curiosidade e investigar o funcionamento da natureza está valendo a pena. Não só estamos entre os melhores do mundo em nosso impacto científico, mas a nossa abordagem à pesquisa tem obtido resultados impressionantes trazendo os frutos da ciência para beneficiar a humanidade. "

Profa. Michal Neeman, VP do Instituto Weizmann de Ciências, estará em São Paulo na próxima semana

 Profa. Michal Neeman, VP do Instituto Weizmann de Ciências, estará em São Paulo na próxima semana

 

A Profa. Michal Neeman, Vice Presidente do Instituto Weizmann de Ciências, e titular da cadeira Helen and Morris Mauerberger de Ciências Biológica, participará do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria nos dias 10 e 11 de junho em São Paulo. O evento é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que reúne representantes do setor produtivo, do governo e da academia para debater sobre inovação.

A pesquisa da Profa. Neeman no Departamento de Regulação Biológica foca em mecanismos que regulam o processo no qual se formam novos vasos sanguíneos (angiogênese), particularmente no câncer de ovário. Ela demostrou que as mudanças hormonais que acompanham a menopausa promovem de forma indireta o crescimento de tumores dormentes e a dispersão do câncer de ovário por meio de crescimento de vasos que nutrem os tumores. Seu estudo pioneiro visa acompanhar e evitar o crescimento dos vasos, consequentemente aumentando a  sobrevida dos pacientes.

Veja o programa completo do Congresso de inovação

Prof. Yosef Yarden, referência mundial em pesquisa do câncer, em São Paulo

Prof. Yosef Yarden

Prof. Yosef Yarden, referência mundial em pesquisa do câncer, em São Paulo

O Prof. Yosef Yarden é Diretor do Instituto Dwek de Pesquisa para Terapia do Câncer do Centro Moross Integrado de Câncer (MICC) e chefe do Departamento de Regulação Biológica do Instituto Weizmann de Ciências. No dia 17 de maio, ele será o palestrante de destaque do Next Frontiers to Cure Cancer, evento organizado pelo A.C. Camargo Cancer Center em São Paulo.

Em sua palestra, o Prof. Yarden traçará o cenário atual das terapias oncológicas com foco no tratamento do câncer de pulmão, e descreverá algumas pesquisas promissoras já realizadas nos modelos animais de câncer de pulmão.

Prof. Yosef Yarden

Conferência Magna: O presente e o futuro no tratamento do câncer

Data: 17 de maio às 12:00

Local: Next frontiers to cure Cancer. WCity São Paulo

Destinado a médicos e outros envolvidos na assistência e pesquisa multidisciplinar.

Inscrições: http://nextfrontiers.com.br/#inscricao

A pesquisa do Prof. Yarden se foca em uma familia de proteínas chamadas de fatores de crescimento, e os receptores na membrana celular que promovem crescimento tumoral. O Prof. Yarden descobriu a função de um amplificador molecular que fortalece os sinais químicos que estimulam as células a se tornem cancerosas. Esta descoberta foi fundamental para novos tratamentos contra o câncer baseados em silenciar este amplificador molecular. Atualmente estão trabalhando em varias áreas, o que poderá mudar o cenário da terapia do câncer no futuro próximo.

Segundo o Prof. Yarden, “na área de câncer, o ritmo da pesquisa e, especialmente, o ritmo de aprovação de novas drogas é verdadeiramente impressionante. Junto com as novas drogas, o que todo mundo que trabalha com câncer espera testemunhar são os grandes avanços (breakthroughs) na detecção precoce. Novas tecnologias, como espectrometria de massa e detecção de fragmentos de DNA no sangue, nos permitirão detectar os tumores muito mais precocemente, em fases em que as células de câncer ainda são vulneráveis, e o câncer pode ser curado. Mas a chave para uma terapia efetiva e relativamente segura é a detecção precoce”.

Nascido em Israel, o Prof. Yosef Yarden é Bacharel em Ciências Biológicas e Geológicas pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1980), e doutor em Biologia Molecular pelo Instituto Weizmann de Ciências (1985). Sua formação em pós-doutorado foi realizada na Genentech, Inc., em San Francisco e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ingressou no Instituto Weizmann de Ciências em 1988 onde foi o primeiro diretor do Instituto de Pesquisa do Câncer MD Moross e reitor da escola Feinberg de pós-graduação. Atualmente é chefe do Departamento de Regulação Biológica e, como professor, ocupa a cadeira Harold e Zelda Goldenberg de Biologia Celular Molecular.

É Diretor do Instituto Dwek de Pesquisa para Terapia do Câncer, onde se aprofunda nos mecanismos moleculares caraterísticos das células cancerígenas e o microambiente par uma compreensão mais profunda do programa da morte instalado em cada célula, e se identificam enfoques biológicos novos e eficientes para enfrentar a resistência da célula tumoral a morte. O objetivo é encontrar drogas e outros tipos de modalidades de tratamento com dano mínimo aos tecidos saudáveis. O instituto faz parte do Centro Moross integrado de Cancer. (MICC), que visa utilizar o poder da pesquisa básica para facilitar a tradução para área clínica em prevenção, diagnóstico e cura do câncer.

O Next Frontiers to Cure Cancer, congresso anual do A.C.Camargo Cancer Center, integra profissionais para trazer os mais recentes avanços da oncologia para o Brasil. Contará com a presença centenas de convidados nacionais e dezenas de convidados internacionais. O tema central do congresso é a Convergência, um novo conceito que agrega o conhecimento científico de diversas áreas e que vem mudando os rumos da medicina e da oncologia numa velocidade exponencial. A palestra do Prof. Yarden é destinada a médicos e outros profissionais envolvidos na assistência e pesquisa multidisciplinar.