Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship Program

Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship Program

O Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship Program, realizado no Instituto Weizmann de Ciências (WIS), está oferecendo bolsas integrais para candidatos brasileiros altamente qualificados. O acordo firmado pela Iniciativa Ciência Pioneira e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) – instituição sem fins lucrativos de ciências, educação e inovação na área da saúde – visa apoiar o ingresso de talentos brasileiros no programa de pós-doutorado do Instituto Weizmann de Ciências. O desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e complementares promovido por esta bolsa de estudos e pesquisa alavancará o potencial de futuros pesquisadores independentes e de suas perspectivas de carreira. O excelente programa de mentoria e o ambiente multidisciplinar do Instituto Weizmann são componentes-chave do Programa, além do enfoque em motivar os candidatos a retornar ao Brasil no final de seus estudos e continuar a desenvolver suas pesquisas no IDOR. Os candidatos aprovados receberão oportunidades competitivas no Brasil e terão acesso à infraestrutura de excelência mundial do IDOR e/ou de seus laboratórios parceiros em outras instituições de pesquisa brasileiras, além de financiamento local para impulsionar suas pesquisas e ajudá-los a manter colaborações produtivas em níveis nacional e internacional.

Valor da Bolsa

O valor anual de $32.000,00 (incluindo gastos com viagem) será financiado pelo Instituto Weizmann. A instituição anfitriã (investigador principal – IP) será responsável por complementar o valor total da bolsa até o patamar padrão de pós-doutorado do Instituto Weizmann. Os candidatos selecionados receberão a bolsa por 3 anos.
Serão oferecidas no máximo 3 bolsas por ano.

Critérios de seleção

  • Cidadania ou residência no Brasil;
  • Comprovada excelência acadêmica;
  • Titulação: PhD ou MD, emitida por instituição de ensino superior credenciada (obtida no máximo 04 anos antes da data da candidatura a esta bolsa); como alternativa será aceita uma declaração da instituição em questão confirmando que o candidato preenche os critérios da titulação em nível de doutorado, incluindo a apresentação de sua tese;
  • Bolsistas brasileiros de pós-doutorado já estudando no Instituto Weizmann também poderão se candidatar;

Cada candidato deverá adicionalmente enviar:

  • Uma declaração escrita de seu plano de carreira, incluindo como pretende apoiar o desenvolvimento de comunidades científicas e a infraestrutura de saúde no Brasil após completar seus estudos e pesquisas no Instituto Weizmann;
  • Plano de Pesquisa em Ciências da Vida e Saúde, ou em suas interfaces com Matemática, Física, Química e Biologia.

Relatórios

Um relatório anual de progresso científico deverá ser apresentado ao final de cada ano calendário. Adicionalmente, a critério da Iniciativa do Ciência Pioneira e do IDOR, os candidatos poderão ser convidados para uma reunião anual (online, presencial ou em formato híbrido) para discutir os progressos de suas pesquisas e seu networking com investigadores do IDOR, visando estabelecer as bases de seu trabalho futuro neste Instituto.

Documentação necessária

  1. CV atualizado e lista de publicações
  2. Certificado de aprovação em seu Doutorado ou de apresentação de tese
  3. Plano de Pesquisa (no máximo 02 páginas) explicando sua relevância para as Ciências da Vida e Saúde
  4. Duas Cartas de Recomendação (uma das quais deve ser emitida pelo supervisor do doutorado)
  5. Uma Carta de Comprometimento do potencial anfitrião WIS
  6. Cópia das duas páginas principais do passaporte brasileiro do candidato

Prazo

O prazo para as inscrições termina em 04 de julho de 2022.

Candidatura

Incentivamos candidatos brasileiros a pós-doutorado, ou alunos de doutorado cuja titulação será aprovada em curto prazo, a aproveitarem esta oportunidade e se candidatarem às bolsas seguindo as instruções abaixo.

Para se candidatar, os candidatos devem solicitar a aceitação de um cientista principal do Instituto Weizmann de Ciências em cujo laboratório eles gostariam de realizar pesquisas e, paralelamente, enviar uma inscrição formal para calls.fgs@weizmann.ac.il especificando que é para o Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship Program. Toda essa comunicação deve ser realizada em inglês.

Mais informações em: Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowships