No dia 27 de abril, o Professor Israel Bar-Joseph, Vice-presidente do Instituto Weizmann de Ciências, deu uma palestra com o tema “The Weizmann Institute: From basic research to high impact technologies”.
O evento, contou com a presença de Flavio Pripas, diretor do Cubo Network, que definiu o Cubo Network como um local para falar de tecnologia de uma forma diferente. Ele fez a abertura juntamente com o professor José Luiz Goldfarb, dos Amigos do Weizmann do Brasil que destacou outros projetos de divulgação do grupo, como o Science on tap Brasil, que leva palestras cientificas a bares.
Como um pais de 8 milhões de pessoas pode competir com os grandes na atual revolução tecnológica? O professor Bar-Joseph falou sobre o desafio de criar ciência de alto impacto, e como isso está sendo focado por instituições de pesquisa no mundo, destacando a abordagem do Instituto Weizmann. Segundo ele, a curiosidade é o que os levou a se tornar hoje um dos melhores institutos de ciências do mundo. Ele deu vários exemplos. O que foi que levou ao instituto a ter no ano de 1953 o quinto computador do mundo? A resposta surpreendeu o auditório. “Querer entender melhor as ondas do mar”.
O professor explicou vários projetos, entre eles o Clalit project, que aproveita dos avanços no Big Data e da grande base de dados de saúde de Israel, com quatro milhões de prontuários clínicos de uma população com alta diversidade genética, para tirar conclusões de interés científico e médico.
No debate final, ele respondeu a uma pergunta dizendo que as descobertas cientificas resultam em beneficio da humanidade, e deu destaque as outras fontes de financiamento fora os governos, sejam patentes derivadas das pesquisas, ou apoio filantrópico motivado pela excelência.
Leia mais do Israel Bar Joseph
Com diversas premiações como o Kennedy Prize, o Alon Fellowship e o Levinson Prize, e um extenso currículo que acumula a publicação de mais de 100 artigos nos principais jornais científicos mundiais, o físico e vice-presidente do Instituto Weizmann de Ciências está entre os diversos investigadores que formam a massa crítica de produção de alta tecnologia em Israel. Bar Joseph é especialista em Nanotecnologia e na associação da Nanotecnologia com as diversas áreas do conhecimento, como medicina, eletrônica e ciências da computação