A matemática Karina Navarro Gonzalez conquista a bolsa de pós-doutorado “The Mora Miriam Rozen Gerber Fellowship” 2024
Karina Navarro Gonzalez pretende chegar no Departamento de Matemáticas do Instituto Weizmann de Ciências (WIS) no início de novembro.
Tendo conquistado a bolsa de pós-doutorado “The Mora Miriam Rozen Gerber Fellowship” 2024, poderá cumprir o sonho de trabalhar por um período de dois anos junto com o matemático Israelense Gady Kozma.
“Minha pesquisa até agora está dentro do mundo das ideias, da matemática pura, onde os resultados são importantes por si mesmos. E a maior contribuição para a sociedade é expandir a teoria existente, teoria que ajuda de diferentes formas na resolução de problemas práticos.”
Ela é uma apaixonada pela matemática e garante que, mais do que resolver equações ou fazer cálculos, ela ensina a pensar e a criar caminhos para resolver problemas. Quando não está resolvendo equações, Karina adora dançar forró, zouk ou samba, ou ainda jogar xadrez. “O xadrez e as matemáticas estão intimamente ligados.” – afirma.
Aprendeu as regras do jogo com o seu pai, e lembra da primeira vez em que conseguiu vencê-lo, como o seu primeiro momento Eureka. “Parecia quase impossível que esse momento iria chegar. No xadrez precisamos analisar as possibilidades de mexer as peças e criar estratégias inesperadas para o oponente para assim conseguir vencer. Embora no momento (e ainda) não consegui respostas concretas de como ganhar sempre, hoje eu vejo a contribuição que ele teve na minha formação de pensamento matemático criativo desde cedo”.
Nascida na Colômbia, Karina migrou para o Brasil em 2016 onde conclui mestrado e doutorado em outubro de 2023 na Universidade de São Paulo. Logo depois, fez estudos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Yerevan em Armênia, mas fez questão de manter sua rede de trabalho com o Brasil. Segue em contato com a Professora Thaís Jordão e a professora Márcia Federson no ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo) e também é membro do grupo de pesquisa “Equações Diferenciais, Sistemas Dinâmicos e Integração Não Absoluta” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.
Tomou conhecimento da “The Mora Miriam Rozen Gerber Fellowship” para Israel graças a colegas brasileiros que realizam estudos de pós-graduação no Instituto Weizmann. “Me sinto profundamente grata por esta oportunidade incrível. Esta bolsa representa um marco importante na minha vida acadêmica e abre um leque de possibilidades empolgantes.”
Ansiosa para embarcar nesta nova etapa e explorar o vasto conhecimento e as experiências transformadoras que o WIS tem a oferecer, ela diz acreditar que a bolsa lhe proporcionará as ferramentas e o ambiente ideal para aprofundar os seus conhecimentos na pesquisa.