A israelense Ada Yonath, vencedora do Prêmio Nobel de Química e cientista do Instituto Weizmann de Israel, estará no Brasil entre os dias 15 e 21 de agosto para participar de diversos eventos em comemoração ao Ano Internacional da Química proclamado durante a 63a Sessão da Assembléia Geral da ONU, que destacou 2011 para celebrar a contribuição da Química para a humanidade e de promover uma reflexão sobre seu estado atual de conhecimento, suas grandes descobertas, seus grandes nomes do passado e, principalmente, seu futuro.
No dia 15 de agosto, Ada Yonath participará do “São Paulo Advanced School on Chemistry”, evento promovido pela Fapesp destinado a estudantes (de graduação e pós-graduação) e que acontecerá em Campinas (de 14 a 18 de agosto), onde ela falará de sua pesquisa sobre os ribossomos, máquinas produtoras de proteínas dentro das células e de fundamental importância no controle metabólico e com importante implicação para os antibióticos.
Já nos dias 18 e 19 de agosto Ada participará do evento “Conferências USP – Química e Ciências da Terra”, onde também falará sobre seu trabalho com os ribossomos no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
Ada Yonath nasceu em 1939 em Jerusalém e fez doutorado em cristalografia de raios X em 1968 no Instituto Weizmann de Ciências, onde ainda trabalha. Em 2009 ela foi agraciada com o Prêmio Nobel de Química, juntamente com os norte-americanos Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz, com estudos sobre o funcionamento dos ribossomos.