Pesquisador de pós-doutorado em neurociência e comportamento motor no envelhecimento saudável e patológico, onde busca entender mecanismos neurais envolvidos no controle de movimento.
O Dr. Paulo Cezar Rocha dos Santos está no Instituto Weizmann de Ciências (WIS) desde junho de 2021 e estima ficar até dezembro de 2024. “Escolhi o WIS muito por influência de minha esposa” - reconhece. Ana Clara participou anos atrás como bolsista da Escola de verão e quando Paulo Cezar estava no final do doutorado o incentivou a aplicar a uma bolsa. “Entrei em contato com a professora Tamar Flash que achou a minha ideia interessante e me ofertou um contrato mesmo sem eu ter conseguido a bolsa.”
Posteriormente, o Paulo Cezar foi contemplado com uma bolsa integral como parte do programa Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship e teve o contrato dele estendido por mais dois anos.
O pesquisador brasileiro busca contribuir para o entendimento de como a doença de Parkinson afeta a capacidade do cérebro em controlar os músculos e, consequentemente, os movimentos. O foco da pesquisa é o andar.
O projeto propõe, em um segundo momento, desenvolver estratégias de terapias por meio de exercício físico em realidade virtual para pacientes com doença de Parkinson. O caminho é a melhora da atividade cortical e coordenação muscular pela comunicação encéfalo-músculo durante o andar.
“O melhor de estar no Instituto Weizmann de Ciência é estar no ambiente propício para apreender, desenvolver, e discutir ciência de qualidade e, consequentemente, para crescimento pessoal e profissional.”
Hoje desenvolve um projeto de pesquisa em Neurociência, no laboratório de
“Controle motor em humanos e sistemas robóticos” do Departamento de Ciência da
Computação e Matemática Aplicada do Instituto Weizmann de Ciências sob a direção de
Profa. Tamar Flash, em parceria com o Centro de Tecnologias Avançadas em Reabilitação do
“Sheba Medical Center”.