Brasileiros no Weizmann

Paulo Cezar Rocha dos Santos

A ciência do movimento

Pesquisador de pós-doutorado em neurociência e comportamento motor no envelhecimento saudável e patológico, onde busca entender mecanismos neurais envolvidos no controle de movimento.

O Dr. Paulo Cezar Rocha dos Santos está no Instituto Weizmann de Ciências (WIS) desde junho de 2021 e estima ficar até dezembro de 2024. “Escolhi o WIS muito por influência de minha esposa” - reconhece. Ana Clara participou anos atrás como bolsista da Escola de verão e quando Paulo Cezar estava no final do doutorado o incentivou a aplicar a uma bolsa. “Entrei em contato com a professora Tamar Flash que achou a minha ideia interessante e me ofertou um contrato mesmo sem eu ter conseguido a bolsa.”

Posteriormente, o Paulo Cezar foi contemplado com uma bolsa integral como parte do programa Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship e teve o contrato dele estendido por mais dois anos.

O pesquisador brasileiro busca contribuir para o entendimento de como a doença de Parkinson afeta a capacidade do cérebro em controlar os músculos e, consequentemente, os movimentos. O foco da pesquisa é o andar.

O projeto propõe, em um segundo momento, desenvolver estratégias de terapias por meio de exercício físico em realidade virtual para pacientes com doença de Parkinson. O caminho é a melhora da atividade cortical e coordenação muscular pela comunicação encéfalo-músculo durante o andar.

“O melhor de estar no Instituto Weizmann de Ciência é estar no ambiente propício para apreender, desenvolver, e discutir ciência de qualidade e, consequentemente, para crescimento pessoal e profissional.”

Os colegas do Paulo Cezar são principalmente os estudantes brasileiros do
Instituto Weizmann de Ciência e outros da Universidade Hebraica de Jerusalém, um grupo de aproximadamente 15 pessoas que se encontram diariamente, seja para um almoço ou para
um café.

Bacharel em Educação Física (Universidade Estadual Paulista – UNESP / Rio Claro), mestre em ciência do Movimento (UNESP / Rio Claro), doutorado em Ciência do Movimento com foco em comportamento motor e neurociência com dupla titulação (UNESP e Universidade de Groningen, Groningen, Países Baixos).

Hoje desenvolve um projeto de pesquisa em Neurociência, no laboratório de
“Controle motor em humanos e sistemas robóticos” do Departamento de Ciência da
Computação e Matemática Aplicada do Instituto Weizmann de Ciências sob a direção de
Profa. Tamar Flash, em parceria com o Centro de Tecnologias Avançadas em Reabilitação do
“Sheba Medical Center”.