Conheça os Fellows

Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship Program, realizado no Instituto Weizmann de Ciências (WIS) com o apoio da Iniciativa Ciência Pioneira e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) – instituição sem fins lucrativos de ciências, educação e inovação na área da saúde – visa apoiar o ingresso de talentos brasileiros no programa de pós-doutorado do Instituto Weizmann de Ciências.

O desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e complementares promovido por esta bolsa de estudos e pesquisa alavancará o potencial de futuros pesquisadores independentes e de suas perspectivas de carreira. O excelente programa de mentoria e o ambiente multidisciplinar do Instituto Weizmann são componentes-chave do Programa, além do enfoque em motivar os candidatos a retornar ao Brasil no final de seus estudos e continuar a desenvolver aqui suas pesquisas.

A cada ano 3 bolsas integrais para o programa de pós-doutorado serão concedidas.

Conheça os fellows de 2022:

Felipe Ptak Lemos
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 

Início no Instituto Weizmann de Ciências em outubro de 2022.

Fez graduação, pós graduação, mestrado e doutorado em Física na PUC-Rio

Local de pesquisa

Laboratório do Prof. Prof. Jacob Klein, no Departamento de Materiais e Interfaces

A equipe pesquisa sobre a osteoartrite (OA) – uma doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo, levando à dificuldade de mobilidade e dor nas juntas. OA está associado ao atrito e desgaste do tecido cartilaginoso nas juntas do corpo. Sendo assim, a lubrificação desses sistema se faz importante tanto para alívio dos sintomas como para o tratamento da doença. Sua equipe procura desenvolver e caracterizar moléculas funcionais para serem usadas no tratamento da OA. Para tanto, buscam entender em nível microscópico como essas moléculas interagem entre si, e também com componentes presentes no tecido cartilaginoso nas juntas. 

Paulo Cezar Rocha Dos Santos
Osasco, São Paulo. 

Início no Instituto Weizmann de Ciências em janeiro de 2023

Tem doutorado duplo em "Human Movement Science" pela "University Medical Center Groningen/ University of Groningen" e na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciências da Motricidade e graduado em Bacharelado em Educação Física pela UNESP.

Local de pesquisa

Laboratório de “Controle motor em humanos e sistemas robóticos” do Departamento de Ciência da Computação e Matemática Aplicada sob a direção de Profa. Tamar Flash, em parceria com o Centro de Tecnologias Avançadas em Reabilitação do “Sheba Medical Center”.

Pesquisador de pós-doutorado em neurociência e comportamento motor no envelhecimento saudável e patológico, busca entender mecanismos neurais envolvidos no controle de movimento.

O foco da pesquisa é o andar, e busca contribuir para o entendimento de como a doença de Parkinson afeta a capacidade do cérebro em controlar os movimentos e, em um segundo momento, desenvolver estratégias de terapias por meio de exercício físico em realidade virtual.

Eliana Ferreira Monteiro 
São Paulo, São Paulo. 

Início no Instituto Weizmann de Ciências em maio 2023

Pesquisa em ciências médicas na área de doenças transmitidas por vetores, com especial ênfase na malária. Ao final da graduação em Biologia, iniciou um curso de especialização no Centro de Estudos de Malária da extinta Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) localizado no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) sob a orientação da Dra. Karin Kirchgatter.

Local de pesquisa

Laboratório da Profa. Neta Regev-Rudzki do departamento de Ciências Biomoleculares.

O grupo da Profa. Neta obteve a primeira evidência de que a quimiocina conhecida como CXCL10, que é secretada por células de defesa do sistema imune do hospedeiro, promove significativamente o crescimento da população de parasitas da malária e potencialmente pode desencadear o desenvolvimento de formas sexuadas do parasita (gametas), as quais infecta fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles durante a picada, e assim consegue escapar do sistema imune do hospedeiro. Agora, temos o objetivo de elucidar a interação mediada por essa quimiocina CXCL10 entre o parasita Plasmodium falciparum e o hospedeiro humano.