Criação do Fundo Brasil – Israel de Pesquisa de Energia Alternativa

O Instituto Weizmann de Ciências, localizado em Rehovot, Israel e a Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil anunciam a criação do “Fundo Brasil – Israel de Pesquisa de Energia Alternativa”.

Iniciativa inédita na história das relações entre os dois países, o projeto tem como objetivo estimular o desenvolvimento e o surgimento de novas técnicas para a produção de energias limpas e abre perspectivas positivas para opções que sejam economicamente viáveis e permitam a redução do uso de energias geradas a partir de combustíveis fósseis

Estão na pauta do novo fundo temas como: conversão catalítica do CO2 em energia carbono neutral, armazenamento químico de energia elétrica, desenvolvimento de novos tipos de sistemas híbridos de nano partículas para a conversão de energia solar, acumulação dos triglicérides em algas verdes para a produção de Bio-Diesel e geração molecular de hidrogênio.

Segundo Mario Fleck, presidente da Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil e vice- presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Industria, “ a relação entre o Weizmann e os brasileiros é antiga, marcada pelo intercâmbio de acadêmicos israelenses e de universidades brasileiras de diferentes áreas. O Brasil é líder mundial na produção e utilização do Etanol. O Weizmann, por sua vez, é uma das mais importantes instituições de pesquisas de Israel, além de consagrado internacionalmente como um dos grandes nomes na área energética. A união de vocações permitirá o intercâmbio entre profissionais e especialistas, com benefício para os dois países”.

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann figura entre os líderes mundiais na investigação cientifica e multidisciplinar. Seus modernos laboratórios abrigam mais de 2500 cientistas, técnicos de laboratório e estudantes, que vêm fazendo grandes contribuições para a humanidade e para o tratamento de doenças como o Câncer e o Alzheimer, entre outras.

Informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
Email: lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 8277.0606