Direto do Weizmann


A história do jovem cientista brasileiro que realizou seu sonho de viver em Israel por um caminho que começa no Rio de Janeiro, passa por Manaus, e o conduz até uma encruzilhada entre a Universidade de Harvard e o Instituto Weizmann­­: Rafael Stern. Das notícias cientificas, é bem provável que uma pesquisa publicada recentemente na revista Nature o interesse. É a que demostra que a suas próprias bactérias intestinais são as que o impulsionam a ganhar peso depois de uma dieta bem-sucedida. Trata-se de uma memória que persiste cinco vezes mais tempo do que foi necessário para emagrecer.

Se o seu interesse for a tecnologia, e mesmo se não for, não há como não ser atraído pela matéria sobre a Internet das Coisas. O alerta de que na sua casa há “uma porta dos fundos” às redes de dados e os eletrodomésticos em rede podem ser seqüestrados, proporcionando a criminosos cibernéticos uma estratégia potencial e relativamente simples para acessar e roubar informações de sistemas computadorizados. O estudo ganhou as manchetes de jornais em todo o mundo, até porque o co-autor, Prof. Shamir, foi um dos ganhadores do Prêmio Turing, e cujas pesquisas em criptografia tem robustos protocolos de segurança cibernética que protegem quase todas as transações comerciais baseadas na internet.

Por trás das ciências

No Weizmann Direct você poderá conhecer no que deu o programa de bolsas, criado há quarenta anos, por Edmond Safra z’l’, Lily Safra e Nina Weiner, para israelenses, de imigrantes a comunidades carentes, e verá o futuro no iScience. Há acesso ao link que dá oportunidade de ver, ou rever, as magníficas apresentações de ciência e Arte que houve na última reunião do Board Internacional, e informação sobre o Painel sobre pesquisa oncológica que teve a participação do presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil, Mario Fleck.

Eventos dos Amigos do Weizmann do mundo todo e, no capitulo América Latina, destaque para o Science on tap Brasil e o almoço do presidente do Instituto Weizmann de Ciência, Prof. Daniel Zajfman, com amigos brasileiros.