Ensino de Ciências de Primeiro Mundo no Colégio Renascença

Mundialmente conhecida por revolucionar o estudo de ciências no mundo,
Zahava Scherz, diretora do Instituto Davidson, braço educacional do Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, ministrou o Workshop “LSS – Learning Skills for Science” no Colégio Renascença, durante a Semana Pedagógica 2011.

Com esta novidade, o Renascença passa a ser a primeira escola da América Latina a implementar o programa LSS, que já está em voga em países como Reino Unido, Cingapura, e é claro, Israel.

Juntamente com a inglesa Helen Pollard, responsável pelo Gatsby Science Enhacement Program (SEP), que levou o programa do instituto israelense a mais de 3000 escolas no Reino Unido, Zahava Scherz municiou os professores do Renascença com todas as informações necessárias para que implementem o programa em sala de aula e possam adaptar as atividades em todos os tópicos da Ciência e diferenciá-las para os alunos com maior dificuldade.

O programa “LSS – Learning Skills for Science” é voltado ao ensino de habilidades voltadas ao aprendizado de Ciências. Ele auxilia os professores a integrar a aprendizagem de competências para o ensino de conteúdos científicos e oferece atividades para orientar estratégias de aprendizagem guiadas e focadas em “áreas de habilidades” como: busca e resignificação da informação, ouvir e observar, leitura científica, representação de dados, escrita científica , apresentação do conhecimento e argumentação.

A vinda de Zahava ao Brasil resultou de uma parceria do Colégio Renascença com a Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil. Em 2009 e 2010 professores do Colégio Renascença participaram do Schwartz Seminar for Leading Science Teachers, curso de aprimoramento para docentes de Ensino Médio, que aconteceu no Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, onde tiveram a oportunidade imperdível de vivenciar a ciência ao lado de grandes experts.