Processo Seletivo 2016

Todo ano, o Brasil envia quatro alunos para a participarem na Escola de Verão do Instituto Weizmann: os candidatos selecionados, dos mais de 2.000 avaliados (direta ou indiretamente) recebem bolsa integral (viagem, estadia e taxas de atividades) financiada pelo Grupo dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil.

Duas vagas para o programa são preenchidas nas Feiras de Ciências do Brasil, que reúnem centenas de estudantes que mostram seus trabalhos científicos. São premiados com uma bolsa para a Escola de Verão do Weizmann um aluno das Feiras de Ciência – Mostratec (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul) e um aluno da FEBRACE (Escola Politécnica da USP).

Duas vagas para o programa serão preenchidas mediante a Seleção Geral, divulgada no edital abaixo.

Assim, alunos que têm interesse em se tornarem cientistas, desde muito jovens terão a fantástica oportunidade de iniciar uma rede de contatos úteis para toda a vida, mostrando ao mundo a qualidade da formação brasileira e voltando para o Brasil com um enriquecimento científico e de vida extremamente valioso.

  • O programa 2016 acontecerá de 05 a 28 de julho de 2016.
  • Data limite para envio dos dados da ficha de inscrição e da redação: 07 de março de 2016, até 23h59min. (1a fase da seleção geral)
  • Data entrevista aos pré-selecionados: 17 de março de 2016 (2a fase da seleção geral)
  • Data divulgação dos resultados: 18 de março de 2016.

REQUISITOS:

Poderão se inscrever, estudantes de todo o Brasil, recém-formados do segundo grau, ou alunos matriculados no primeiro ano de uma instituição de ensino superior. O domínio de inglês é essencial.

PROCESSO SELETIVO:

Consiste em duas fases:

Fase 1 – Envio dos dados solicitados na ficha de inscrição (ver abaixo) e de Redação (em inglês).

Os candidatos deverão escrever uma redação de até 4000 caracteres (incluindo espaços). Tema da redação: My interest in the Institute Weizmann Summer School – Science as a tool for life, Scientific Research and my future life.

OS DADOS DA FICHA DE INSCRIÇÃO E A REDAÇÃO DEVEM SER ENVIADAS EM UM ÚNICO EMAIL PARA O ENDEREÇO ELETRÔNICO: weizmann.br@gmail.com
Enviar preferencialmente em formato Word (.doc) os dados da ficha de inscrição seguida da redação no mesmo documento.
Data limite para envio da ficha juntamente com a redação: 07 de março de 2016, 23H59min.

FICHA DE INSCRIÇÃO
Estes são os dados que você precisa nos enviar:
– NOME COMPLETO
– CPF
– DATA DE NASCIMENTO
– UNIVERSIDADE E CURSO
– ENDEREÇO COMPLETO EM QUE RESIDE
– ENDEREÇO COMPLETO PERMANENTE (PARA OS ALUNOS QUE RESIDEM EM REPÚBLICAS)
– TELEFONE
– E-MAIL

Fase 2 – Entrevista via Skype, em inglês.

Os candidatos que passarem para a fase de entrevista serão convocados de forma pessoal, por e-mail/telefone. Em 2016: Entrevista aos pré-selecionados: 17 de março, 12 h.