Experts do Brasil e de Israel debatem a crise energética mundial

Evento contou com a presença do cientista Yehiam Prior, do Instituto Weizmann e do ex-Ministro José Goldemberg

O grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, promoveu neste domingo, 29 de março, na Sinagoga do Colégio Renascença, o debate “A Crise Energética Mundial e a resposta do Brasil e de Israel”, com a presença de duas autoridades no assunto: o cientista-chefe do Departamento de Química do Instituto Weizmann de Israel, professor Yehiam Prior e o ex- ministro e atual presidente da Comissão de Bioenergia do Estado de São Paulo, Dr. José Goldemberg.

O Dr. José Goldemberg alertou sobre as fontes fosseis como petróleo, carbono e gás, muito utilizadas no Brasil, que ao serem queimadas geram dióxido de carbono (CO2), que acaba por modificar o comportamento da atmosfera e faz a terra aquecer. Ele também falou sobre biomassa renovável e destacou: “O Brasil tem o melhor programa de álcool do mundo, melhor até que o dos Estados Unidos”. Ele também destacou a importância de que se aprimorar a viabilização do carro elétrico.

O professor Yehiam Prior, deu uma perspectiva sobre os problemas energéticos mundiais e alertou sobre o constante perigo do aumento do uso da energia no mundo em que estamos vivendo. “ Não há solução a curto, nem a médio prazo”. Ele apresentou os projetos que vem sendo desenvolvidos pelo Instituto Weizmann, com destaque para o Projeto de Energia Alternativa, que conta com o apoio e vem sendo acompanhando pelos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil. Ele encerrou sua apresentação falando sobre a importância da cooperação entre engenheiros, cientistas e governos para chegarem a uma solução para a crise energética mundial.

O cientista israelnese, também enfatizou a necessidade de investir para ganhar eficiência em bio-massa, bem como a necessidade de que sejam vencidas barreiras na questão de armazenagem e distribuição de energia solar.

Ao final do evento, Mario Fleck, presidente do grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo instituto israelense: “ficamos muito orgulhosos em atestar que o Weizmann trabalha em prol da humanidade, e não somente de Israel”.

Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
Email: lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 8277.0606