Palestra “As Novas Fronteiras da Nanotecnologia de Acordo com o Weizmann”

A Associação de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil promoveu nesta segunda-feira, 03 de agosto, na Nova Escola Judaica, Unidade Renascença, uma palestra com o professor Israel Bar – Joseph, vice-presidente do Instituto Weizmann, que falou sobre “As Novas Fronteiras da Nanotecnologia de Acordo com o Weizmann”.

O evento, que aconteceu com apoio da com o apoio da Nova Escola Judaica (Bialik + Renascença), contou com a participação dos os três jovens alunos brasileiros que venceram o concurso de bolsas para o programa de verão do Weizmann (41º International Summer Science Institute), assim como dos professores da Nova Escola Judaica, Rogerio Giorgion e Marcos David Muhlpointner, que tiveram a oportunidade de participar do 4th Schwartz Seminar, também promovido pelo instituto israelense.

Com um extenso currículo que acumula a publicação de mais de 100 artigos nos principais jornais científicos e diversas premiações como o Kennedy Prize, o Alon Fellowship e o Levinson Prize, o professor Bar – Joseph falou sobre a associação da nanotecnologia com diversas áreas do conhecimento, como medicina, eletrônica e ciências da computação. Segundo ele, “ a nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do muito pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão sendo desenvolvidas para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial, com importantes consequências econômicas, sociais e ambientais”.

Bruno Fernando de Oliveira Buzo, Cesar Augusto Christensen Iki , e Lucas Virgili Filgueiras Leiro, que venceram a bolsa de estudos entre mais de 100 participantes de todo país, deram detalhes sobre sua participação no curso de verão do Instituto Weizmann e enfatizaram a convivência com 78 alunos provenientes de 15 países, o acesso aos mais modernos laboratórios, o projeto desenvolvido por cada um, além de todos os passeios por Israel . “Agradecemos aos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil por esta grande oportunidade, que jamais esqueceremos. Sentimos um grande incentivo para seguir a carreira científica”, destacaram os alunos.

Rogerio Giorgion e Marcos David Muhlpointner deram detalhes sobre sua participação no 4th Schwartz Seminar, um seminário internacional que acontece desde 2006 e tem como objetivo promover a integração do conhecimento científico com a educação científica. A participação dos professores, os primeiros e únicos da América do Sul a fazerem parte do evento, foi viabilizada por meio de uma parceria do Instituto Weizmann com a Nova Escola Judaica. “Vamos trazer toda esta experiência para a Nova Escola Judaica, fazendo o uso de ferramentas que incentivam e ajudam a transformar os alunos em pequenos cientistas desde cedo”, destacaram os professores.