Alunos que ganharam bolsa de estudos para o Weizmann relatam suas experiências no instituto israelense

Ivan Lavander Candido Ferreira ( Biologia USP), Fernando Augusto Gouvêa Reis (Farmárcia UFMG) e Ana Cláudia Martins Ciconelle (Ciências Moleculares USP) , que venceram a bolsa de estudos para o International Summer Science Institute (ISSI), concorrendo com alunos de todo país, participaram de um encontro com os grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, onde relataram suas experiências no instituto israelense.

Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil proporcionou a três alunos brasileiros que foram escolhidos por meio de um concurso, a bolsa integral para participar do International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann.

Ivan, Fernando e Ana Claudia, deram detalhes sobre sua participação no curso de verão do Instituto Weizmann e enfatizaram a convivência com mais de 70 alunos provenientes de 15 países, o acesso aos mais modernos laboratórios, o projeto desenvolvido por cada um, além de todos os passeios por Israel.

O encontro também contou com a participação dos professores Arnaldo Alves e David Mauro Degenszajn,do Colégio Renascença, que relataram sua participação no 2010 Schwartz Seminar for Leading Science Teachers, curso de aprimoramento para docentes de Ensino Médio, que aconteceu durante o mês de julho no Instituto Weizmann de Ciências.

Tanto os alunos bolsistas como os professores do Renascença fizeram questão de agradecer a inesquecível experiência aos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil.

Confira os depoimentos dos alunos:

“Candidatei-me para o ISSI – International Summer Science Institute – pela possibilidade de vivenciar experiências que normalmente eu não viveria. Acabou indo muito além do que era de se imaginar. Viajar por Israel desde a Galiléia no norte, jantar com amigos do Azerbaijão, Alemanha, EUA, Korea, Inglaterra, Espanha, México, Hungria em Tel Aviv port, passando pelo Santo Sepulcro de Cristo em Jerusalém, indo fazer parasailing no Mar Vermelho após uma ótima noite em Eilat, até acampar no deserto da Judéia, vai além de qualquer expectativa! Se a parte científica pode parecer desestimulante para alguns, conhecer de perto e vivenciar pesquisas, inclusive renomadas e influentes internacionalmente (como a premio Nobel em química de 2009, profa. Dra. Ada Yonath, que foi minha supervisora no laboratório onde pude estagiar), torna qualquer trabalho em prazer, seja pela curiosidade ou pela motivação que nos é instigada. Com certeza concretizou minha vontade de seguir para área acadêmica. Uma oportunidade única e inesquecível, que não sei como é possível agradecer aos Amigos do Instituto Weizmann pela chance que me foi dada!” –
Ivan Lavander Candido Ferreira
“O mês passado em Israel, cursando o 42° International Science Summer Institute, foi sem dúvida o melhor da minha vida. Conheci pessoas incríveis que levarei na memória para sempre, além dos lugares visitados, diferentes culturas e comidas experimentados. Sem sombra de dúvidas, me sinto bem mais maduro, com uma nova visão de mundo e perspectivas acadêmicas mais sólidas para o futuro. Muito obrigado aos Amigos do Instituto Weizmann por me proporcionarem a melhor experiência que já tive” – Fernando Augusto Gouvêa Reis.

“É difícil imaginar como uma viagem pode ser tão rica para o conhecimento acadêmico, a descoberta de um local tão distante cultural e fisicamente e a oportunidade de se conectar ao mundo através de estudantes, como nós, de origens tão distintas. O ISSI – International Summer Science Institute conseguiu alcançar todos estes objetivos, incentivando e apresentando a grandeza de se seguir uma carreira de pesquisa científica que inclua a interdisciplinaridade e a associação entre (futuros) cientistas. A bagagem que o programa nos ofereceu é algo que carrega-se para sempre, uma oportunidade única para fortalecer nossos sonhos”- Ana Cláudia Martins Ciconelle.

O International Science Summer Institute (ISSI) acontece todos os anos. A seleção para os alunos de primeiros anos de todas as faculdades terá início no final de fevereiro. Para mais informações acesse: http://www.amigosdoweizmann.org.br/issi/

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann figura na vanguarda da investigação científica. Seus modernos laboratórios abrigam mais de 2500 cientistas, técnicos de laboratório e estudantes, que vêm fazendo grandes contribuições para a humanidade no campo das investigações científicas e no tratamento de doenças como o câncer e a esclerose múltipla, entre outras.

Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
E-mail:lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 8277.0606