Amigos do Weizmann do Brasil – Ajudando a intensificar o intercâmbio científico entre Brasil e Israel

O ano de 2011 foi intenso para o Grupo de Amigos do Weizmann, sob a coordenação do Presidente da Entidade, Mario Fleck.
Confiram o resumo de nossas atividad neste ano:

Em Janeiro recebemos a visita da professora Zahava Scherz , do Davidson Institute of Science, braço educacional do Instituto Weizmann de Ciências, que veio ao Brasil para ministrar no Colégio Renascença o Workshop “LSS – Learning Skills for Science” (ensino de habilidades voltadas ao aprendizado de Ciências), metodologia que já foi implantada com sucesso na escola.
Tal iniciativa tão relevante só foi possível porque nos últimos anos o Grupo de Amigos intermediou que docentes do Renascença, Bialik e Peretz atendessem a Seminários Internacionais para professores do ensino de ciências no Instituto Weizmann.

Zahava com a equipe do Renascença

A professora Ada Yonath, vencedora do Prêmio Nobel de Química 2009, esteve conosco em duas oportunidades: em Janeiro lotou o Teatro Anne Frank de A Hebraica onde falou sobre “O Futuro Promissor dos Antibióticos”, em Agosto participou de encontro com alunos do Colégio Renascença e, com o apoio da Embaixada de Israel no Brasil, foi à Brasília reunir-se com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, quando foi convidada para ser a primeira cientista de excelência do programa ciência sem fronteiras e aceitou ser Embaixadora do Brasil junto ao Instituto.

Tal encontro marcou a intenção do Brasil de se aproximar ainda mais do Instituto Weizmann através de assinatura de acordo com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnolócico) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil) – que irá propiciar um grande estreitamento de laços entre a comunidade científica brasileira e o Weizmann. Um workshop está sendo organizado para acontecer em março de 2012 no Campus do Instituto e contará com a visita do Ministro Mercadante para a assinatura da colaboração.

Em abril, o professor David Cahen, Diretor Científico de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel e o professor José Goldemberg, ex-Ministro de Ciência e Tecnologia e ex-Secretario Estadual de Meio Ambiente ministraram a palestra “O Desafio Energético – biocombustíveis na perspectiva de Israel e do Brasil”, na A Hebraica em São Paulo. No Rio de Janeiro, o professor Cahen palestrou no Midrash Centro Cultural.

Em Junho, um importantíssimo acordo de cooperação científica foi assinado entre o Instituto Weizmann e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério de Educação do Brasil, que permitirá a elaboração de editais de apoio ao intercâmbio de pessoal e a cooperação de grupos de pesquisa de interesse comum. O acordo é o primeiro programa de cooperação internacional da Capes com Israel.

Em Julho, cinco alunos brasileiros patrocinados pelos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil participaram do International Summer Science Institute (ISSI), curso de verão do Instituto Weizmann. Após uma criteriosa seleção conduzida pela Profa. Regina P. Markus, que contou mais de 140 inscritos de todo o Brasil, eles ganharam uma bolsa de estudos para passarem o mês experimentando ciência nos laboratórios de ponta do Instituto e vivenciando Israel.

Vale destacar que dada a elevada qualidade dos alunos enviados ano a ano ao ISSI, o Brasil, que reiniciou o programa em 2007 com apenas um aluno, terá em 2012 seis concorridas vagas.

Neste ano, também aconteceu o I Encontro de ex-alunos ISSI, que contou com a presença de bolsistas que fizeram parte do programa desde 1983, reunindo informações sobre todos os brasileiros que passaram por esta incrível experiência, e que hoje são bem sucedidos em suas áreas. Nesta oportunidade fomos brindados com palestras de ex-alunos: Alicia J. Kowaltowski (bolsista ISSI 1992), Professora do Departamento de Bioquímica, Universidade de São Paulo e David Schlesinger (bolsista ISSI 1998), Neurologista e Geneticista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Em Agosto, foi a vez do professor Rony Seger, do Departamento de Regulação Biológica do Weizmann participar de um evento na A Hebraica recepcionando os bolsistas ISSI 2011, que relataram suas experiências, e dividiram suas mais recentes pesquisas sobre Câncer. Em visita ao Rio de Janeiro, o professor ministrou palestra no Midrash.
A palestra “Como as células-tronco encontram o caminho certo”, com o Professor Tsvee Lapidot, do Departamento de Imunologia foi proferida na A Hebraica, em São Paulo, e também no Midrash, no Rio de Janeiro, respectivamente em Outubro e Novembro.

Também em Novembro, o professor David Cahen voltou ao Brasil como palestrante de destaque do 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU (“Starts With You”) para participar do Painel sobre Energia – aproveitando sua passagem pelo Brasil, foi possível intermediar para que o professor fosse a Belo Horizonte, com apoio da Federação Israelita de Minas, para ministrar palestra na FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e visitasse a UNICAMP, também ministrando palestra.

O Grupo de Amigos no Rio de Janeiro esteve mais ativo do que nunca, além de organizar palestras, recebeu em encontros os cientistas Gady Kozmna, do Departamento de Matemática do Weizmann e Avraham Arcavi, professor do Departamento de Ensino de Ciências do Davidson Institute.
Além de receber cientistas que vem ao Brasil, uma de nossas atividades é promover e estimular visitas de brasileiros ao Campus do Instituto Weizmann, e muitas foram organizadas, dando destaque à visita da Missão “Audi Business Trip”, que levou para Israel um seleto e importante grupo de empresários.

Parcerias em andamento:
Desde o segundo semestre de 2010, encontra-se em pleno andamento a cooperação científica entre oInstituto Weizmann e o Hospital Israelita Albert Einstein, que tem como foco vários projetos em: genética da doença de Alzheimer, transplante de medula entre haploidênticos e estudos com células-tronco mesenquimais humanas.
A Associação de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil também é parceira no Projeto de Energia Alternativa do instituto israelense, que visa pesquisar fontes de energia limpa e renovável.

O Instituto Weizmann de Ciências (http://www.weizmann.ac.il/), localizado em Rehovot, Israel, é um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, contando com mais de 2.500 cientistas, técnicos de laboratórios e estudantes. Há mais de 60 anos reúne esforços que incluem a busca por novas formas de combater doenças e proteger o meio ambiente. Guiado exclusivamente pela curiosidade, realiza pesquisa pura nas áreas de Física, Química, Biologia, Bioquímica, Matemática e Ciências da Computação.

O Grupo de Amigos visa apoiar o IW na manutenção de sua excelência na pesquisa e na sua significativa contribuição ao mundo, divulgando suas ações, promovendo o intercâmbio entre o Brasil e o Instituto, fomentando a pesquisa de ponta e o desenvolvimento para benefício da humanidade.

Para associar-se formalmente ao Grupo de Amigos, entre em contato conosco: weizmann.br@gmail.com