Associação dos Amigos do Weizmann do Brasil reúne cientista israelense e alunos bolsistas em uma noite especial

A Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil promoveu nessa segunda-feira, 29 de agosto, uma reunião especial na Sala Plenária de a A Hebraica, reunindo os alunos brasileiros patrocinados pelo grupo de Amigos, que acabam de retornar do curso de verão do Instituto Weizmann. Também participou do encontro o cientista Rony Seger, Professor Titular do Departamento de Biologia do Instituto Weizmann de Israel.

Ana Clara Cassanti, Luciano Menasce Rosset, Ludmila Vieira Barroso, e Ulisses Lakatos de Mello, deram detalhes de como foi a vivência no Instituto Weizmann, em Israel, onde tiveram à sua disposição os mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física, participaram de seminários de pesquisa em assuntos de seu interesse e realizaram um trabalho de campo no deserto, próximo ao Mar Morto, em um eco-sistema único e peculiar.

Os alunos foram unânimes em destacar a importância da vivência no Instituto Weizmann, que destacaram como um lugar perfeito demais para ser realidade e relataram a calorosa acolhida que tiveram, bem como a enriquecedora experiência ao lado de cientistas e de jovens de outros países.

A aluna Tamara Gedankien, que também participou do programa e está em uma universidade americana, gravou um vídeo com seu depoimento e também acompanhou o encontro via Skype. “Nenhum livro vai me ensinar como é ser uma cientista de verdade. Nada pode se comparar com a vivência que tive no Weizmann, onde pude dividir o entusiasmo que tenho pela ciência e pelo conhecimento, com outras pessoas que tem este mesmo sentimento”, declarou em seu vídeo.

O professor Rony Seger deu uma interessante palestra sobre os avanços em relação ao Câncer. Ele explicou como se desenvolvem os tumores na fase inicial do câncer, como ocorre a metástase e sobre o efeito cascata que ocorre em mais de 90% dos casos de câncer, bem como das ferramentas que estão sendo testadas em ratos e que podem inibir este efeito.

Mario Fleck, presidente da Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, finalizou o evento destacando a importância de que os jovens brasileiros sejam embaixadores não só do Instituto Weizmann, mas também de Israel, e parabenizou a todos pelas excelentes apresentações.