Cientistas do Instituto Weizmann visitam São Paulo e Rio de Janeiro

A Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil trouxe ao Brasil três importantes cientistas do instituto israelense, que participaram de eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 09 e 14 de março.

Os professores Haim Garty (vice-presidente do Instituto Weizmann e mestre em biofísica pelo Instituto Weizmann), Maya Schuldines (mestre e doutora em genética pela Hebrew University e cientista sênior do departamento molecular e de genética do Instituto Weizmann) e Yair Reisner (mestre em bioquímica pela Universidade da California e diretor do departamento de imunologia do Instituto Weizmann), participaram de uma intensa programação que incluiu visita à Febrace (Feira Brasileira de Ciências), palestras na Nova Escola Judaica e na A Hebraica, em São Paulo, e no Hillel, no Rio de Janeiro.

O professor Haim Garty apresentou as principais atividades desenvolvidas pelo Instituto Weizmann, que figura na vanguarda da investigação científica e cujos modernos laboratórios abrigam mais de 2500 cientistas, técnicos de laboratório e estudantes. Ele também deu detalhes sobre o concurso que levará estudantes cursando o primeiro ano de graduação para o International Summer Science Institute www.amigosdoweizmann.org.br/issi, que acontecerá em julho de 2010, na sede do Weizmann, em Rehovot, Israel.

A jovem Dra. Maya Schuldines falou sobre o trabalho que conduz no Weizmann, onde desenvolve pesquisa básica sobre como as células se comunicam com outros tipos de células, com o objetivo de tentar entender a atividade celular em doenças como câncer, diabetes e doenças auto-imunes.

Já o professor Yair Reisner deu detalhes sobre seu objeto de estudo e prática, que são os transplantes de medula óssea e o uso de tecido embrionário, feitos com o objetivo de minimizar a rejeição em transplantados.

Durante a visita ao Brasil, também foi assinado um acordo de cooperação científica entre o Instituto Weizmann e o Hospital Israelita Albert Einstein. A colaboração envolve intercâmbio de técnicas, informações e pessoas nas áreas de células tronco e genética de Alzheimer.

Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
E-mail:lianegz@terra.com.br
Tel: (11