Enzima – aquecimento global

Aquecimento global: as vias diplomáticas não estão funcionando. Será que a biotecnología vai salvar a humanidade?

 

Em artigo do Prof. Ricardo Giordano da USP, o blog de ciência de O globo, anuncia esta semana um avanço importantíssimo do Instituto Weizmann.

“Cientistas pelo mundo não se cansam de nos alertar sobre os perigos do aquecimento global, se não controlarmos as emissões de gases que causam o efeito estufa. Aumento das temperaturas globais, agravamento de fenômenos meteorológicos como tufões e alagamentos causados por chuvas mais intensas, sem mencionar o aumento no nível dos mares e oceanos, fruto do descongelamento das calotas polares. Dentre os gases causadores do efeito estufa, um dos mais mencionados é o dióxido de carbono, CO2….
Na última semana de novembro, na revista Cell, pesquisadores israelenses dos institutos Weizmann e Israel de Tecnologia reportaram um passo importante que poderá auxiliar-nos neste desafio: a captação de CO2 por microrganismos

 

O artigo é assinado pelo Prof. Ricardo José Giordano – Professor associado do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Doutor em Bioquímica e Biologia Molecular. Pós-doutorado MD Anderson Cancer Center (Texas, EUA) no prestigioso blog de ciencia de O Globo, que publica artigos de divulgação científica, resenhas sobre os progressos das ciências exatas e humanas e análises de políticas públicas com o objetivo declarado de estimular a Ciência no Brasil.

 

 

Leia mais: Rubisco:  a enzima que pode nos salvar do aquecimento global