O primeiro sistema nervoso central completo em um chip

O primeiro sistema nervoso central completo em um chip

01/06/2024

Pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências e parceiros internacionais desenvolveram uma versão em miniatura de todo o sistema nervoso central do embrião humano, do cérebro à base da medula espinhal, em um chip.

Para isso utilizaram um chip microfluídico que imita a dispersão das moléculas que, na natureza, determinam a localização e a forma dos órgãos do embrião. Estas moléculas chamadas de “morfogénos” servem como um mapa que guia as células-tronco para seu destino.

O chip foi feito com superfícies estreitas e adesivas que têm 4 milímetros de comprimento no centro, equivalente ao sistema nervoso central de um embrião com um mês, e um gel simulou o ambiente extracelular. Em pouco tempo as células se organizaram espontaneamente e amadureceram em uma variedade de diferentes tipos de células do sistema nervoso central embrionário.

 “Quando caracterizamos os novos organóides, vimos uma ordem perfeita ao longo de toda a extensão do sistema nervoso central, assim como aparece no estágio embrionário inicial”, diz a professora Orly Reiner, do Departamento de Genética Molecular de Weizmann. Ela estuda doenças que afetam o cérebro em desenvolvimento há mais de 30 anos e começou a cultivar organóides em seu laboratório há cerca de uma década.

O chip permitirá que os pesquisadores façam perguntas totalmente novas, tanto sobre o desenvolvimento de um embrião saudável quanto sobre doenças e danos.

Saiba mais: From Tip to Tail