FAPESP- Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo

A cooperação entre a agência de fomento do Estado de São Paulo – FAPESP e o Instituto Weizmann tem como objetivo promover e fortalecer colaborações entre pesquisadores afiliados ao instituto israelense e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. A promoção de colaborações entre pesquisadores vinculados a ambas instituições de ensino superior e pesquisa é feita mediante chamadas de propostas conjuntas.

As pesquisas são selecionadas levando em conta a qualidade científica, a inovação e viabilidade da proposta de pesquisa, a competência e experiência dos pesquisadores de ambos os países, bem como o valor agregado resultante da colaboração cientifica entre israelenses e paulistas.

1a chamada de propostas conjuntas:

Pesquisadores: Regina Pekelmann Markus do Instituto de Biociências / USP e Tsvee Lapidot do Instituto Weizmann de Ciências.

Efeito do ciclo claro/escuro sobre a produção de células sanguíneas e imunológicas por células tronco da medula espinhal em condições de homeostase e inflamação”

 

As células do sangue e as células do osso originam-se de uma célula tronco comum que fica alojada em pequenos nichos na medula óssea. Estas células podem se transformar em osso ou células brancas (leucócitos) ou vermelhas (eritrócitos) e desempenhar diferentes funções. Há uma série de comandos e controles que permitam que aumente o número de células de defesa no sangue, os leucócitos, quando o organismo é atacado. Mas, há diferentes situações em que estas células são produzidas de forma anômala. O grupo do Prof. Lapidot tem estudado estes fenômenos. Por outro lado, um dos fatores mais relevantes e corriqueiros que controlam os níveis de atividade das células da medula óssea é a alternância entre o dia e a noite – os momentos de atividade e repouso – as horas de preparar-se para acordar e para dormir. O grupo da Profa. Markus mostrou que a produção do hormônio do escuro, melatonina, é suspenso quando da montagem de uma resposta inflamatório e que esta molécula passa a ser produzida por células do sangue e da medula.

Considerando a relevância do ciclo claro/escuro ambiental e da melatonina em processos que envolvem atividade anômala de células da medula óssea os dois grupos irão investigar quais são os mecanismos moleculares, as cascatas de sinalização e as consequência fisiológicas e patológicas do controle dos níveis de melatonina nas células tronco da medula óssea – as que podem formar tanto sangue quanto osso. Este trabalho será importante para se entender disfunções que ocorrem em doenças inflamatórias e câncer, permitindo a geração de novos alvos terapêuticos.

Pesquisadores: Andrea Laurato Sertie, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein / SBIBAE e Orly Reiner, do Instituto Weizmann de Ciências de Israel.

Investigação do papel do sistema do complemento no desenvolvimento cerebral e nos Transtornos do Espectro Autista”.

O grupo de pesquisadores do Weizmann identificou que o sistema complemento, um complexo sistema multiproteico que participa das defesas imunológicas de nosso organismo, tem um papel importante e inesperado na regulação da migração de neurônios no cérebro em desenvolvimento de mamíferos; e o grupo de pesquisadores de São Paulo identificou que alguns pacientes com autismo apresentam mutações em genes que codificam proteínas do complemento que podem estar contribuindo para doença. Assim, o projeto tem como objetivos principais caracterizar melhor o papel do sistema complemento do desenvolvimento cerebral e como sua disfunção pode contribuir para o surgimento do autismo.

Mais informações: FAPESP