Grupo do Brasil participa de evento internacional do Instituto Weizmann

Evento reuniu participantes de diversos países e contou com a participação de
Shimon Peres e Elie Wiesel, entre outros

Mario Fleck, presidente do grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, juntamente com Fredy Moreinos e Roberto Kaminitz, estiveram em Israel onde representaram o Brasil durante o “60º Anual General Meeting of The Board of Governors do Instituto Weizmanm”, que aconteceu de 14 a 20 de novembro de 2008.

O encontro contou com uma dinâmica programação que refletiu a tamanha importância para Israel e para a humanidade do Instituto Weizmann, uma instituição que tem como missão desenvolver a pesquisa dirigida a partir das fronteiras limites da curiosidade humana.

Durante o evento, o presidente de Israel, Shimon Peres, destacou como Israel se diferencia na região por investir recursos super escassos na produção de sabedoria e na atração de mentes privilegiadas, que se dedicam a encontrar os melhores avanços para toda a humanidade na solução de seus maiores problemas de ambiente, saúde e energia. O prêmio Nobel Elie Wiesel recebeu o seu diploma de Doutor Honoris Causa e lembrou que Israel é uma nação cuja maior arma é o conhecimento e a educação e com isto sempre terá seu lugar entre os países mais desenvolvidos entre as nações.

Filantropos do Weizmann, muitos dos quais com mais de 85 anos de idade, fizeram questão de se deslocar para Israel e agradecer o privilégio de poderem contribuir para o desenvolvimento de um ícone da humanidade, inaugurando laboratórios por exemplo na área de nanotecnologia, que já se tornou attotecnologia – capaz de fotografar movimentos em 10 elevado a menos 18 segundos.

Houve uma cerimônia para os vinte e cinco cientistas israelenses que decidiram sair de alguns dos maiores centros de pesquisa do mundo aonde estavam anteriormente como Harvard, Cambridge e Stanford para retornarem a Israel e seguirem suas carreiras no Weizmann.

Foram apresentados os progressos na área de Energia, com destaque para o projeto de Pesquisa de Energia Alternativa, patrocinado pelos Amigos do Instituto Weizmann Brasil, que vai ajudar a encontrar novas fronteiras para a busca de soluções mais viáveis econômica e ambientalmente para a demanda por energia. Também foi dado grande destaque ao Erbitux, uma droga revolucionaria que será essencial no combate ao câncer de cólon, desenvolvida pelo Instituto.

“Poder estar presente neste grande evento foi um dos maiores privilégios que ganhei e espero continuar contando com o apoio de todos os Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, para que juntos possamos fazer a nossa parte e contribuir para uma instituição tão importante e exemplar nestes tempos de valores invertidos e injustiças humanitárias da maior gravidade”, declarou Mario Fleck.

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann figura na vanguarda da investigação científica. Seus modernos laboratórios abrigam mais de 2500 cientistas, técnicos de laboratório e estudantes, que vêm fazendo grandes contribuições para a humanidade no campo das investigações científicas e no tratamento de doenças como o câncer e a esclerose múltipla, entre outras.

Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
Email: lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 8277.0606