Israelense conhecida por revolucionar o estudo de ciências no mundo vem ao Brasil ministrar workshop no Colégio Renascença

Apesar de ter melhorado sua participação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) na última década, o Brasil ainda ocupa os últimos lugares no ranking entre os 65 que fizeram o exame em 2009. Os alunos brasileiros ficaram em 53º em ciências e português e em 57º em matemática.

Para tentar alavancar o Ensino de Ciências e projetar o Brasil no Século XXI, o Colégio Renascença firmou uma parceria com o Davidson Institute of Science, braço educacional do Instituto Weizmann de Ciências, em Israel e trará ao Brasil Zahava Scherz diretora do Instituto Davidson e conhecida por revolucionar a forma de ensinar ciências no mundo, para ministrar o Workshop “LSS – Learning Skills for Science”, (ensino de habilidades voltadas ao aprendizado de Ciências), que acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro, das 8 às 17h.

O programa LSS auxilia os professores a integrar a aprendizagem de competências para o ensino de conteúdos científicos e oferece atividades para orientar estratégias de aprendizagem guiadas e focadas em “áreas de habilidades” como: busca e resignificação da informação, ouvir e observar, leitura científica, representação de dados, escrita científica , apresentação do conhecimento e argumentação. Cada uma delas, está dividida em sub-habilidades. Por exemplo, a escrita científica proporciona a prática de como elaborar um resumo, escrever um artigo e construir uma bibliografia.

Os professores serão treinados para adaptar essas atividades em todos os tópicos da Ciência e diferenciá-las para os alunos com maior dificuldade, através da escolha dos recursos utilizados.

“As habilidades são parte integrante de uma boa educação científica, promovendo uma adequação dos conteúdos curriculares em contextos autênticos. Com isso, além de preparar os alunos para a vida em um mundo de mudanças científicas e tecnológicas rápidas, há possibilidade de aumentar o interesse dos mesmos em carreiras científicas consideradas pilares para o crescimento, avanço e desenvolvimento da sociedade e do país”, declara Zahava Scherz, uma das autoras do programa.

Em 2009 e 2010, por meio de uma parceria com a Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, professores do Colégio Renascença, juntamente com professores de países como Estados Unidos, Grécia, Israel, Cingapura, Austrália, e Canadá, participaram do Schwartz Seminar for Leading Science Teachers, curso de aprimoramento para docentes de Ensino Médio, que aconteceu no Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, onde tiveram a oportunidade imperdível de vivenciar a ciência ao lado de grandes experts.

 

Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
E-mail:lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 8277.0606