Workshop com a profa. Zahava Sherz e a profa. Helen Pollard

Público alvo: Professores da área de Ciências Naturais e Matemática
Período: 26 e 27/01/2011 horário: 8h:00 às 17h:00
Temática envolvida: LSS (Learning Skills for Science)- ensino de habilidades voltadas ao aprendizado de Ciências.

O programa LSS auxilia os professores a integrar a aprendizagem de competências para o ensino de conteúdos científicos. O programa oferece atividades para orientar estratégias de aprendizagem guiadas e focadas em “áreas de habilidades” como: a busca e resignificação da informação, ouvir e observar, leitura científica, representação de dados, escrita científica , apresentação do conhecimento e argumentação. Cada uma delas, está dividida em sub-habilidades. Por exemplo, a escrita científica proporciona a prática de como elaborar um resumo, escrever um artigo e construir uma bibliografia.
Os professores podem adaptar essas atividades em todos os tópicos da Ciência e diferenciá-las para os alunos com maior dificuldade, através da escolha dos recursos utilizados.
De acordo com a Dra. Zahava, uma das autoras do programa, as habilidades são parte integrante de uma boa educação científica, promovendo uma adequação dos conteúdos curriculares em contextos autênticos. Com isso, além de preparar os alunos para a vida em um mundo de mudanças científicas e tecnológicas rápidas, há possibilidade de aumentar o interesse dos mesmos em carreiras científicas consideradas pilares para o crescimento, avanço e desenvolvimento da sociedade e do país.