O desafio de ser presidente do Instituto Weizmann

Com modernos laboratórios que abrigam mais de 2500 cientistas, técnicos de laboratório e estudantes, o Instituto Weizmann, localizado em Rehovot, Israel, figura na vanguarda da investigação científica e vêm fazendo grandes contribuições para a humanidade no tratamento de doenças como o câncer e a esclerose múltipla e no campo das investigações científicas.

No final de junho, a Associação de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, recebeu a ilustre visita de Daniel Zajfman, presidente do Instituto Weizmann de Ciências, que além de cumprir uma extensa agenda em São Paulo, com direito a visitas ao Hospital Israelita Albert Einstein, ao Hospital Sabará e também à Fapesp, ministrou uma palestra que lotou a Sala Plenária de A Hebraica.

Com o tema “A Nova Era do Mundo Científico e Suas Implicações para o Destino da Humanidade – a Visão do Instituto Weizmann”, Daniel Zajfman,
físico premiado e membro de diversos comitês internacionais, falou de maneira simples e descontraída sobre o segredo do Instituto para atingir e manter seu alto grau de excelência em ciências. “é preciso atrair cientistas jovens e notáveis, e depois deixá-los seguir a sua curiosidade. Nós não lhes dizemos o que pesquisar, mas garantimos que tenham todas as condições e recursos necessários para colocar em pratica todo seu potencial como cientistas de primeira linha”.

Ele também expôs os principais desafios como presidente do Instituto, que é o de identificar as áreas com potencial para serem os principais campos da investigação científica de amanhã. “Embora eu não possa dizer quais são essas descobertas, posso garantir que sinto uma grande satisfação em ajudá-las a acontecer”, destacou.

Para o diretor do Colégio Renascença, Rubem Duek, que prestigiou a palestra, “o presidente Daniel Zajfman foi muito feliz na sua forma de apresentar o Weizmann e deixou muito claro o compromisso ético do Instituto com o avanço da ciência em prol da humanidade em geral. É sensacional para todos nós sabermos que em Israel existe um centro onde pessoas brilhantes, apaixonadas pelo que fazem, podem dedicar, muitas vezes, uma vida inteira a buscar compreender nosso mundo, com resultados tão impactantes em diversas esferas do conhecimento. O Weizmann é uma “luz” que Israel oferece ao mundo em contraponto a outros que só tem a oferecer escuridão.

Para Mario Fleck, presidente da Associação de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, foi uma honra poder receber no Brasil o presidente do Weizmann, e contar com um público tão interessado e participativo durante a palestra. “O professor Daniel nos deu uma verdadeira aula sobre os desafios de liderar uma instituição do porte do Weizmann, aonde não basta ser um bom gestor, mas é preciso lidar com o talento humano, particularmente com cientistas de altíssimo talento, o que é um desafio para poucos CEOs do mundo corporativo.

Ele também deixou uma percepção muito clara daquilo que o Instituto Weizmann representa, e que é motivo de orgulho para as comunidades Judaicas, científicas e Israelenses como um todo. Isto se torna evidente pelas apresentações sobre os projetos, as pesquisas, as evoluções, as preocupações com a qualidade do ambiente no Campus, com o nível de recursos disponibilizados para os cientistas e principalmente com a competência destes, melhor expressa pela sua curiosidade e ambição de gerar novas fronteiras do conhecimento da humanidade”, declarou.

Quem teve a oportunidade de partipar das apresentações e reuniões, sentiu-se privilegiado e saiu enriquecido pelas lições de gestão, qualidade, liderança e idealismo. Que todos um dia possam visitar o Instituto Weizmann em Israel e atestar tudo isto bem de perto!.