Palestras do Prof. David Cahen O Desafio Energético e os Biocombústiveis na perspectiva de Israel e do Brasil

A Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil trouxe ao Brasil David Cahen, Chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, que ministrou duas importantes palestras sobre “O Desafio Energético – biocombustíveis na perspectiva de Israel e do Brasil”.

Em São Paulo o evento aconteceu em parceria com a Hebraica, e além de lotar o Teatro Anne Frank, contou com a participação do professor José Goldemberg, ex-Ministro de Ciência e Tecnologia e ex-Secretário Estadual de Meio Ambiente. No Rio de Janeiro a palestra aconteceu em parceria com o Midrash, onde Cahen falou para uma plateia qualificada e muito interessada no assunto, inclusive com a presença de David Zylberstajn, empresário da área de energia e do rabino Nilton Bonder. David Cahen, que atua em vários comitês nacionais e internacionais envolvidos com a ciência e a educação e atua no conselho consultivo científico de várias empresas da área de energia destacou os principais desafios para a produção de energia limpa e abordou fatores como sustentabilidade, meio ambiente, alimentos, saúde, população e educação, bem como seu impacto na produção e no consumo de energia.

Face aos acontecimentos em Fukushima, Cahen também falou sobre energia nuclear e o problema do lixo atômico. Ele finalizou sua palestra com a seguinte declaração: “buscar novas fontes de energia é um desafio global, requer muito esforço e por esse motivo precisamos de investimentos em pesquisa e educação”. Já o professor José Goldemberg, doutor em ciências físicas pela USP e que já foi presidente da Companhia Energética de São Paulo e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entre outros cargos, destacou uma experiência feita no Brasil e que se tornou a mais importante fonte de biocombustíveis do mundo, que é a produção do etanol. “Os biocombustíveis não vão resolver todos os problemas do mundo, mas são fontes renováveis e oferecem uma grande contribuição”, destacou o professor.