Reunião de ex-bolsistas e anúncio de importante acordo do Weizmann

A Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil promoveu nesta segunda-feira, 20 de junho, na A Hebraica, o “I Encontro ISSI – International Summer Science Institute”, com a presença de diversos ex-bolsistas que já participaram do Programa, celebrando o sucesso e a ampliação da participação brasileira nesse fantástico projeto.

Foram apresentados os cinco alunos brasileiros, patrocinados pelos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, que ganharam a bolsa de estudos para o International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann, que terá início em Julho de 2011. São eles: Ana Clara Cassanti, (Engenharia Ambiental UNESP Rio Claro), Luciano Menasce Rosset, (Ciências Moleculares, USP), Ludmila Vieira Barroso, (Biomedicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro), Tamara Gedankien, (Neurociência Illinois Institute of Technology) e Ulisses Lakatos de Mello, (Ciências Moleculares, USP).

Após a apresentação dos vencedores do concurso, os ex-bolsistas do Weizmann e que hoje são profissionais de sucesso Alicia Kowaltowski (professora do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo) e David Schlesinger (neurologista e geneticista do Hospital Israelita Albert Einstein), ministraram as palestras: “Metabolismo Energético e Radicais Livres em Diferentes Dietas” e “Cérebro – Imagem e Genética – Parceria Einstein – Weizmann”.

Nesta mesma ocasião, também foi apresentado o acordo de cooperação científica firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério de Educação do Brasil e o Instituto Weizmann. Este acordo permitirá a elaboração de editais de apoio a intercâmbio de pessoal e cooperação de grupos de pesquisa de interesse comum. O acordo é o primeiro programa de cooperação internacional da Capes com Israel. O documento assinado explicita o interesse em aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior brasileiras e israelenses, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia em ambos os países.

Com a assinatura, tanto a Capes quanto o Instituto Weizmann se comprometem a promover a estabelecer um programa de intercâmbio estudantil e promover o intercâmbio em programas em áreas de qualificação de professores e tecnologias da educação. Além disso, o memorando traz como objetivos fomentar a parceria universitária e apoiar seminários, workshops e conferências.