Tema da Palestra: Navegação celular, e a luta contra a metástase do câncer”

O fenômeno mais devastador do câncer é a propagação da metástase do câncer a partir de um tumor original, e sua capacidade de lançar múltiplos novos focos. Este processo leva a um enorme aumento da massa cancerígena, e normalmente, ao fracasso do tratamento. Curiosamente, ao contrário do entendimento generalizado de que o maior desafio no tratamento do câncer é o crescimento descontrolado das células cancerígenas, fica cada vez mais claro que a atividade migratória descontrolada é um elemento chave nas células com alto potencial de metástase. Portanto, o mecanismo migratório das células é um dos principais alvos nos tratamentos anti-metástase, atuais e futuros.

Nesta palestra, Geiger promete levar os presentes para dentro das células e, juntos, exploraremos o mecanismo motriz das células, desde o “motor”, que dirige a migração das células, através das “rodas”, as quais interagem com a superfície externa, e a ”direção”, que determina a orientação da célula.

Além disso, descreverá a mais recente pesquisa do Intituto Weizmann relacionada a genes que promovem a migração de células e o papel destes genes na manutenção do “fenótipo metástico”. A procura por genes responsáveis pela formação da metástase, e o desenvolvimento de novos tratamentos contra a metástase.

Professor Doutor Benjamin Geiger
Benjamin Geiger é membro do Departamento de Biologia Celular Molecular do Instituto Weizmann, em Israel, atual chefe da cadeira de Biologia Celular e de Tumores Professor Erwin Neter, e atual Diretor da Faculdade de Biologia. O Doutor Geiger tem mestrado pela Hebrew University de Jerusalém e doutorado pelo Instituto Weizmann de Ciências. Após treinamento pós-doutorado realizado na Universidade da California, em San Diego, ele retornou ao Instituto Weizmann, onde estabeleceu seu grupo de pesquisa. Em 1984, foi promovido a professor associado, e em 1988, a professor. Dentre suas atribuições no Instituto Weizmann, o Doutor Geiger já foi Diretor do Feinberg Graduate School, primeiro chefe do Departamento de Biologia Celular Molecular, Diretor do Centro Clore de Física Biológica e Diretor do Centro Kirk para Doenças Infantis. No âmbito de Israel, o Doutor Geiger lidera a filial de ciências da vida da Fundação de Ciências de Israel e está envolvido em programas centrais em nível nacional nas áreas de educação científica e atividades culturais. Ele atua em diversos Conselhos editoriais internacionais, e é membro eleito da Organização Européia de Biologia Molecular (EMBO), tendo atuado em vários de seus comitês.
Honrarias e Premiações

1993-97 Prêmio de Residência Fogarty Scholar, National Institute of Health, Bethesda, Md.
1987-88 Título de “Fellow” do E. Roosevelt Cancer Research
1986 Cadeira em Biologia Celular e de Tumores Professor Erwin Neter
1984 Prêmio Anual FEBS, Moscou
1983 Prêmio Levinson
1980-83 Cadeira Charles Revson em Biologia
1977 Chaim Weizmann Fellow
1977 Prêmio Memorial J. F. Kennedy
1975 Prêmio Michael Landau
1972 Prêmio da Faculdade de Medicina, Hebrew University