Science Tips 100 – Cientistas israelenses e tchecos juntam forças pelo avanço da descoberta de medicamentos

Cientistas israelenses e tchecos juntam forças pelo avanço da descoberta de medicamentos

Para ampliar os laços entre as comunidades científicas de Israel e da República Tcheca, os países estão desenvolvendo novas formas de colaboração entre jovens cientistas talentosos. Um dos projetos dessa iniciativa é o da “Faculdades de Inverno Praga-Weizmann para a Descoberta de Medicamentos”. Essa semana intensiva de palestras profissionais conta com a presença de mais de 120 cientistas e estudantes de todo o mudo.

O projeto é uma oportunidade exclusiva para jovens pesquisadores israelenses e tchecos de se conhecerem e discutirem as últimas tendências e desafios do desenvolvimento de medicamentos, bem como de conhecer acadêmicos e especialistas renomados mundialmente, como os gigantes da indústria farmacêuticas como a MSD, a Roche e a Astra Zeneca.

A faculdade de inverno deste ano, organizada pelo Instituto de Química Orgânica e Bioquímica (Institute of Organic Chemistry and Biochemistry – IOCB) da Academia Tcheca de Ciências, a Universidade de Química e Tecnologia de Praga, e o Instituto Weizmann de Ciências, ocorreu pela primeira vez em Israel, no Instituto Weizmann, nos dias 3 a 7 de dezembro.

 

 

O Prof. Martin Fusek, Diretor adjunto do IOCB em Praga, um dos coorganizadores do evento, disse: “Depois de organizar quatro temporadas de faculdade de verão para o desenvolvimento de medicamentos, consecutivas e bem-sucedidas, o IOCB de Praga e a UCT de Praga foram procurados pela Profa. Irit Sagi, Decano da Faculdade de Feinberg do Instituto Weizmann, com uma proposta interessante de organizar uma faculdade anual de inverno em conjunto – a cada 2 anos em Praga, alternando com Rehovot. O que está acontecendo agora é a nossa primeira ramificação dessa nova tradição, e eu gostaria de agradecer meus colegas do Instituto Weizmann de Ciências, particularmente o Dr. Nir London e o Dr. Haim Barr, pela excelente organização e pela atmosfera altamente amigável. Estou muito satisfeito por poder me aprofundar na cooperação com essa organização de pesquisa de alto gabarito.

Entre os participantes do evento estavam o Embaixador tcheco em Israel, H. E. Martin Stopnický; o Prof. Karel Melzoch, Reitor da Universidade de Química e Tecnologia de Praga; o Dr. Zdeněk Hostomský, Diretor do IOCB em Praga; e o Dr. Jan Konvalinka, coorganizador e vice-reitor da Charles University.

Houve um tremendo interesse em participar, em todas as regiões de Israel, e a interação entre os cientistas israelenses e tchecos certamente renderá colaborações muito proveitosas. Tenho a expectativa de expandir o escopo dessa faculdade nos próximos anos – disse o coorganizador Dr. Nir London, do Instituto Weizmann.

O iniciativa e a conferência tiveram o apoio da Faculdade de Feinberg e de três faculdades de pesquisa: a Faculdade Solo Dwek e Maurizio Dwek de Pesquisa em Química; a Faculdade Ekard de Pesquisa em Ciências Biológicas; e a Faculdade Lorry I. Lokey de Pesquisa em Bioquímica.