A computação quântica está prestes a mudar o mundo

 

 A computação quântica está prestes a mudar o mundo, e três físicos que fizeram doutorado no Instituto Weizmann de Ciências estão liderando a revolução

“Em outubro de 2019, o Google anunciou que seu computador quântico havia feito um cálculo que levaria ao supercomputador mais rápido do mundo 10.000 anos, em apenas três minutos e 20 segundos. Mas o computador quântico supremo do Google não sabe fazer nada além de realizar um cálculo inútil”…. “A startup israelense Quantum Machines é a primeira empresa do mundo a construir tanto o hardware quanto o software que permitirá o uso de computadores quânticos” – escreveu o jornalista Oded Carmeli após entrevistar os doutores Nissim Ofek, 46; Yonatan Cohen, 36 e Itamar Sivan, 32 que estão desenvolvendo os instrumentos de controle que domarão o monstro quântico.

“Dez anos atrás, quando fiz um curso de computação quântica, era considerado ficção científica”, relata o Dr. Sivan CEO da Quantum Machines. “Os especialistas disseram que isso não aconteceria em nossa vida ou nunca aconteceria. Como físico, a computação quântica é um sonho realizado.”

Leia a história publicada no Haaretz na integra: Haaretz