A NASA lançará no início de 2026, o primeiro telescópio espacial de Israel – o Ultraviolet Transient Astronomy Satellite (ULTRASAT)

A NASA lançará no início de 2026, o primeiro telescópio espacial de Israel – o Ultraviolet Transient Astronomy Satellite (ULTRASAT)

O ULTRASAT, um observatório ultravioleta com um amplo campo de visão, investigará os segredos de eventos de curta duração no universo, como explosões de supernovas e fusões de estrelas de nêutrons.

Liderada pela Agência Espacial de Israel e pelo Instituto Weizmann de Ciências, a NASA também participará do programa científico da missão.

O ULTRASAT medirá a luz ultravioleta que não pode ser medida da Terra e fornecerá à comunidade científica alertas em tempo real sobre eventos transitórios.

A combinação dessas capacidades únicas permitirá aos cientistas observar o universo como nunca foi possível antes, esclarecendo algumas questões básicas, como a origem de elementos pesados na natureza e o impacto de buracos negros gigantes em seu ambiente. Aprimorará a pesquisa em uma ampla variedade de assuntos astronômicos, incluindo supernovas, estrelas variáveis e eruptivas, galáxias ativas, a fonte de ondas gravitacionais e o acúmulo de estrelas por buracos negros maciços.

 “Este é um projeto inovador que coloca Israel na vanguarda da pesquisa global”, diz o Prof. Eli Waxman, astrofísico do Instituto Weizmann de Ciências e principal pesquisador do ULTRASAT.

 “Grandes organizações internacionais como a NASA e o instituto de pesquisa DESY, associaram-se a este projeto liderado por Israel, reconhecendo sua importância científica. Eles estão investindo recursos consideráveis na construção e lançamento do satélite para se tornarem participantes ativos nesta missão com acesso ao seu conhecimento científico. É uma parceria impulsionada pela ciência.”

 

Saiba mais: NASA to Launch Israel’s First Space Telescope Mission, ULTRASAT