Acredito que o campo da física de partículas está caminhando na direção da inteligência artificial


“Acredito que o campo da física de partículas está caminhando na direção da inteligência artificial”

 

20.09.21

 

“No futuro nenhum cientista se preocupará em mencionar que depende do machine learning (aprendizagem de máquina) para sua pesquisa porque será apenas mais uma ferramenta”, afirma o Prof. Eilam Gross do Departamento de Física de Partículas e Astrofísica do Instituto Weizmann de Ciências.” Ainda não chegamos lá, mas quando chegarmos testemunharemos uma revolução na maneira como os dados da física de alta energia são analisados.”

Prof. Gross liderou um dos dois grupos que anunciaram a descoberta do bóson de Higgs, muitas vezes referido como a “partícula de Deus”. Depois de resolver uma das maiores questões da física moderna, ele escolheu melhorar os métodos atuais de análise de dados.

O novo grupo de pesquisa liderado pelo Prof Gross no Instituto Weizmann de Ciências se concentra em resolver questões importantes na física de partículas usando abordagens de aprendizagem de máquina, um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos.

Conheça a equipe do Weizmann (l-D) Dr. Sanmay Ganguly, Dmitrii Kobylianskii, Anton Charkin-Gorbulin, Prof. Eilam Gross, Nilotpal Kakati, Jonathan Shlomi e Anna Ivina.

 

Saiba mais:  When Particle Physics and Artificial Intelligence Collide