Água na Lua
Um novo estudo conduzido por pesquisadores dos EUA e do Instituto Weizmann de Ciências sugere que pelo menos parte do gelo da água da Lua pode estar preso em locais acessíveis. Se for confirmado, assentamentos humanos poderiam obter água suficiente para suas necessidades a partir desses reservatórios.
No estudo participou o Prof. Oded Aharonson, do Departamento de Ciências Terrestres e Planetárias do Instituto Weizmann. O grupo usou dados de instrumentos a bordo do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, uma nave que vem mapeando toda a superfície da Lua em alta resolução há mais de uma década. Os pequenos poços provocados por impactos de rochas espaciais na paisagem negra e cinza da Lua também oferecem sombra permanente.
“De acordo com nossos modelos, isso é apenas uma fração do gelo total na Lua, mas em vez de descer em crateras profundas e inóspitas, as pessoas podem ser capazes de obter água suficiente para suas necessidades desses reservatórios menores de gelo, mais suaves e provavelmente mais próximos”, diz Aharonson.
Saiba mais: Cool in the Shade: How Ice Could Exist Near the Lunar Surface