Amigos do Weizmann do Brasil – Ajudando a intensificar o intercâmbio científico entre Brasil e Israel

Em 2011, a Associação de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, sob a coordenação de seu presidente Mario Fleck, ajudou a incrementar o intercâmbio científico entre Brasil e Israel por meio de diversos eventos e parcerias.
Confira:
Visita da professora Zahava Scherz , do Davidson Institute of Science, braço educacional do Instituto Weizmann de Ciências, ministrou o Workshop “LSS – Learning Skills for Science”, (ensino de habilidades voltadas ao aprendizado de Ciências), que foi implantado pelo Colégio Renascença.

Ada Yonath, vencedora do Prêmio Nobel de Química, lotou o Teatro Anne Frank de A Hebraica onde falou sobre “O Futuro Promissor dos Antibióticos”.

David Cahen, Chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel e o professor José Goldemberg, ex-Ministro de Ciência e Tecnologia e ex-Secretario Estadual de Meio Ambiente ministraram a palestra “O Desafio Energético – biocombustíveis na perspectiva de Israel e do Brasil”, na A Hebraica. Agora em novembro, Cahen volta ao Brasil como palestrante de destaque do 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU.
David Cahen e José Goldemberg em evento na A Hebraica

Cinco alunos brasileiros, patrocinados pelos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, participaram do International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann. Após uma criteriosa seleção, que contou com participantes de todo o Brasil, eles ganharam uma bolsa de estudos totalmente patrocinada pelos Amigos do Brasil. Ao retornar, participaram de um evento onde relataram as suas experiências.

 

Os vencedores do ISSI 2011- Tamara Gedankien, Ana Clara Cassanti, Ludmila Vieira Barroso, Ulisses Lakatos de Mello e Luciano Menasce Rosset

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante, recebeu em Brasília a cientista do Instituto Weizmann de Israel, Ada Yonath, Prêmio Nobel de Química em 2009. No encontro, ela foi convidada a ser a primeira cientista de excelência a fazer parte do Programa Ciência sem Fronteiras e aceitou ser a embaixadora do programa no Instituto, de forma a incentivar oportunidades de intercâmbio entre os dois países.

Ada Yonath é recebida por Mercadante e Giora Becher

Palestra “Como as células-tronco encontram o caminho certo”, com o Professor Tsvee Lapidot, do Departamento de Imunologia do Instituto Weizmann de Ciências, de Israel, na A Hebraica.

Parcerias em andamento:
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério de Educação do Brasil e o Instituto Weizmann de Israel assinaram um acordo de cooperação científica que permitirá a elaboração de editais de apoio a intercâmbio de pessoal e cooperação de grupos de pesquisa de interesse comum. O acordo é o primeiro programa de cooperação internacional da Capes com Israel.

Desde o segundo semestre de 2010, encontra-se em pleno andamento a cooperação científica entre o Instituto Weizmann e o Hospital Israelita Albert Einstein, que tem como foco vários projetos em: genética da doença de Alzheimer, transplante de medula entre haploidênticos e estudos com células-tronco mesenquimais humanas. A Associação de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil também é parceira no Projeto de Energia Alternativa do instituto israelense, que visa pesquisar fontes de energia limpa e renovável.

Veja mais informações no site: www.amigosdoweizmann.org.br.

O Instituto Weizmann de Ciências (http://www.weizmann.ac.il/), localizado em Rehovot, Israel, é um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, contando com mais de 2.500 cientistas, técnicos de laboratórios e estudantes. Há mais de 60 anos reúne esforços que incluem a busca por novas formas de combater doenças e proteger o meio ambiente. Guiado exclusivamente pela curiosidade, realiza pesquisa pura nas áreas de Física, Química, Biologia, Bioquímica, Matemática e Ciências da Computação.