Análise do Weizmann demonstra o efeito real da vacinação anti-covid em Israel

 

 Análise do Weizmann demonstra o efeito real da vacinação anti-covid em Israel

A diminuição de novos casos e internações foi maior e mais precoce em indivíduos com mais de 60 anos, seguida pelas faixas etárias mais jovens, por ordem de priorização da vacinação. Esse padrão foi mais acentuado em cidades vacinadas precocemente, e não foi observado no lockdown anterior. A análise da equipe do Prof. Eran Segal, que diferencia o benefício da imunização e dos efeitos do lockdown, foi publicado na Nature Medicine.

Análise retrospectiva dos dados do Ministério da Saúde israelense coletados entre 28 de agosto de 2020 e 24 de fevereiro de 2021 permitiu estudar a dinâmica temporal do número de novos casos e internações do COVID-19 após a campanha de vacinação iniciada em dezembro e distinguir os efeitos do lockdown. A análise revelou que pouco mais de 2 meses após o início da campanha de vacinação, com 85% dos indivíduos com mais de 60 anos já vacinados com duas doses (24 de fevereiro de 2021), houve uma queda de aproximadamente 77% nos casos, uma queda de 45% no percentual positivo de exames, uma queda de 68% nas internações e uma queda de 67% nas internações graves em relação aos valores de pico. A diminuição foi maior e mais precoce em indivíduos com mais de 60 anos, seguida pelas faixas etárias mais jovens, por ordem de priorização da vacinação. Esse padrão não foi observado no lockdown anterior, e foi mais acentuado em cidades vacinadas precocemente A melhora no número de pacientes hospitalizados ficou evidente aproximadamente 3 a 4 semanas após o início da campanha de vacinação.

Apesar da ampla disponibilidade de vacinas, áreas em Israel com menor nível socioeconômico têm taxas de vacinação mais baixas e maiores taxas de infecção. Maiores esforços devem, portanto, ser feitos para incentivar essas populações a se vacinar e tornar as vacinas ainda mais acessíveis a elas, concluem os pesquisadores, dos departamentos de Ciências da Computação e Matemática Aplicada e de Biologia Celular Molecular do Instituto Weizmann de Ciências.

Os cientistas avaliaram a eficácia da campanha nacional de vacinação na vida real de um total de 3.210.200 indivíduos vacinados com as duas doses da vacina (e 711.949  recuperados). Os dados incluíram informações sobre idade, sexo, data do teste positivo da PCR, data de internação, estado clínico durante a internação e data de morte ou recuperação para cada indivíduo, e número de doses diárias de vacina, separadas para primeira e segunda doses, administradas em cada cidade por faixas etárias (escala de 10 anos).

“Embora nossos dados sejam preliminares, eles têm grandes implicações na saúde pública para a luta contra a pandemia COVID-19.” Alertam, no entanto, que são necessários mais estudos para avaliar a eficácia da vacinação na redução da transmissão do SARS-CoV-2.

Saiba mais: COVID-19 dynamics after a national immunization program in Israel