Avanço no tratamento do mieloma múltiplo

Avanço no tratamento do mieloma múltiplo

22.02.2021

 

Revelam uma assinatura genética que poderia ajudar a superar a resistência à terapia em algumas das formas mais agressivas de este câncer.

 

Pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência, em colaboração com médicos do Centro Médico Tel Aviv Sourasky (TASMC), fizeram uso de tecnologia genômica extremamente sensível para revelar vias genéticas que caracterizam alguns dos casos mais resistentes de mieloma múltiplo. O estudo, relatado na Nature Medicine, pode levar a um tratamento mais personalizado e abre caminho para o uso dessa nova tecnologia para descobrir alvos adicionais de doenças em outros cânceres.

Mieloma múltiplo é um câncer das células produtoras de anticorpos encontradas na medula óssea. Usando uma tecnologia que cria perfis genéticos de alta resolução de milhares de células individuais de forma simultânea, os cientistas do Instituto Weizmann de Ciências estudaram as mudanças genéticas que tornam os tumores dos pacientes resistentes aos medicamentos. Assim, analisaram a composição genética do câncer em um nível de detalhes sem precedentes.

Analisando, com a ajuda de machine learning e outras ferramentas da computação, dados genômicos de dezenas de milhares de células de medula óssea coletadas de pacientes e de pessoas saudáveis, identificaram 30 genes que pareciam compor uma assinatura genética de resistência. Descobriram o mecanismo que permite ao tumor se esconder e assim evitar o efeito das drogas e como superá-lo.

O próximo passo é um estudo clínico de uma droga já conhecida mas que pode ajudar a tratar aqueles pacientes resistentes a todas as terapias atuais mas que têm determinada assinatura genética.

Saiba mais: Uncovering the Anti-Myeloma Resistance Files