Cientistas do Instituto Weizmann de Israel e do Hospital Albert Einstein fazem palestras na A Hebraica

A Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil promoveu no dia 13 de junho, na A Hebraica, coquetel seguido das palestras “Células Tronco: a revolução em curso na biologia e na medicina”, com o professor Dov Zipori (mestre em microbiologia pela Tel Aviv University e doutor em biologia celular do Instituto Weizmann) e “Fronteiras da Pesquisa em Medicina Molecular”, com a Dra. Ana Carla Goldberg (coordenadora de pesquisa experimental do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein).

Autoridade mundial em pesquisas sobre células tronco, o professor Dov Zipori explicou o que são células tronco, como elas mudaram o curso da ciência nas últimas décadas e como ainda vão mudar o futuro da medicina.
Segundo ele, “as células-tronco possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras. As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Elas podem dar origem a novos medicamentos e também são potencialmente úteis em terapias de combate a diversas doenças”.

Já a Dra. Ana Carla Goldberg deu detalhes sobre a estrutura necessária para que um cientista possa desenvolver pesquisas, e contou um pouco sobre o trabalho desenvolvido no Instituto de Pesquisa Experimental do Hospital Israelita Albert Einstein. Para o sucesso do trabalho é necessário uma equipe interdisciplinar com grande interação, inovação tecnológica, plataformas de pesquisa e principalmente o uso de boas práticas no dia-a-dia. “A quantidade de informações que se obtém em um experimento é muito grande, principalmente com as novas técnicas de seqüenciamento do DNA, que ajudam na resolução de diagnósticos mais difíceis”, ressaltou a Dra. Ana Carla.

Além da palestra na Hebraica, o professor Dov Zipori também falou à comunidade científica no Hospital Israelita Albert Einstein.

A geneticista Mayana Zatz que veio assistir as palestras destacou a relevância do evento: “acho muito importante que os cientistas falem com o público leigo, e não apenas para outros cientistas. A iniciativa dos Amigos do Weizmann vai propiciar este debate”.

“Israel é extremamente avançado nas pesquisas com células tronco e o professor Dov Zipori é um grande expert no assunto. Sua visita ao Brasil está ligada ao acordo de cooperação científica que existe entre o Instituto Weizmann e o Hospital Israelita Albert Einstein”, declarou Mario Fleck, presidente da Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil .

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann figura na vanguarda da investigação científica. Seus modernos laboratórios abrigam mais de 2500 cientistas, técnicos de laboratório e estudantes, que vêm fazendo grandes contribuições para a humanidade no campo das investigações científicas e no tratamento de doenças como o câncer e a esclerose múltipla, entre outras.

Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
E-mail:lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 8277.0606