Comunicação da ciência na Escola de Verão, o foco na excelência e na liderança

 

 Comunicação da ciência na Escola de Verão, o foco na excelência e na liderança

 

Nos últimos anos, as pessoas estão se informando com erros e fake news, e o Instituto Weizmann de Ciência tem dado muita importância a responsabilidade que os cientistas têm para tornar os conceitos científicos acessíveis ao público em geral. A Escola de Verão é uma bandeira de excelência científica e liderança jovem e como tal, a partir de este ano os participantes devem se envolver em questões que vão muito além de seu projeto científico individual.

O programa inclui a participação dos alunos em atividades como oficinas de “Artes da Ciência” (contar histórias / criar vídeos curtos transmitindo uma mensagem/”Make-Science”) assim como equipes de debate de acordo com os temas escolhidos. Os produtos das oficinas serão apresentados no final do programa e poderão ser distribuídos nas redes sociais do Weizmann, dos Amigos do Weizmann ou dos participantes.

O Instituto Weizmann de Ciências enfatiza o rol que os profissionais da ciência devem ter para fornecer às pessoas os meios para a tomada de decisões baseadas em evidências. A compreensão tecnológica e científica afeta a vida das pessoas, a comunidade e o meio ambiente, e questões como vacinação, alimentos transgénicos, mudanças climáticas e o uso de células-tronco embrionárias geram dilemas éticos que devem ser de interesse para todos os cidadãos do mundo.