Encontro virtual do International Board do WIS

 Encontro virtual do International Board do WIS

As apresentações das iniciativas científicas e o reconhecimento a figuras inspiradoras foi seguido no mundo todo.

 

A reunião anual do International Board  aconteceu como sempre no mês de novembro. Em 2020, as apresentações das iniciativas científicas com maior impacto potencial na humanidade e o reconhecimento as figuras inspiradoras não aconteceu presencialmente no campus, mas foi seguido no mundo todo de forma virtual. Conforme ressaltou o psicólogo e economista comportamental, Dan Ariely, na abertura do encontro, a pandemia evidenciou a importância da ciência e seu papel atual de protagonista: o mundo está em xeque, e busca na ciência as respostas ao coronavírus.

“A pandemia não cortou nossas asas. Saímos voando mais rápido e mais alto.” Prof. Alon Chen, Presidente WIS

 “A pandemia não cortou nossas asas. Saímos voando mais rápido e mais alto”, assinalou o presidente do Instituto,  Prof. Alon Chen em sua apresentação. Os cientistas do Instituto explicaram as iniciativas em Inteligência Artificial, Neurociências e Astrofísica, três pilares fundamentais para o Weizmann nos próximos anos e  Alon Chen ressaltou os recentes feitos científicos: o projeto de um relógio ultra preciso para pesquisas espaciais; um degrau chave na evolução das proteínas; o mecanismo que determinados vírus utilizam para invadir células sadias; a identificação de uma bactéria comum em todos os tipos de câncer; e a síntese de substâncias potencialmente úteis para o desenvolvimento de drogas antivirais.

Comemorações

Houve tempo para comemorar e motivos não faltaram, apesar da pandemia. A colocação do instituto na 8ª posição mundial pela qualidade de pesquisa de acordo com a prestigiosa classificação de Leiden, o aumento de 20% nas aplicações para estudos de pós-graduação, o ingresso de 11 novos cientistas com a missão de dirigir laboratórios, a promoção da diversidade de origens para potencializar os horizontes dos pesquisadores e as bolsas do Programa para o Desenvolvimento de Mulheres na Ciência.

Além do reconhecimento prestado às sete personalidades agraciadas com o título Doutor Honoris Causa do Instituto, foram destaques a participação da primeira astronauta inglesa, Helen Sharman e do treinador da NBA, David Blatt, e a celebração memorável dos 80 anos do Prof. Haim Harari, figura central nas últimas décadas do Instituto, por seu compromisso, visão executiva e aportes científicos. Ele assistiu da Áustria a homenagem com saudações de políticos e Prêmios Nobel.

Todas as apresentações foram brindadas com momentos musicais. A Filarmônica de Israel ofereceu trechos da 7ª Sinfonia de Beethoven e da 4ª de Tchaikovsky. A voz de Miri Mesika comoveu com a interpretação de “Você caminhará pelo campo” e do Hino Nacional de Israel. A reunião foi encerrada com a esperança de que próximo International Board Meeting possa ser realizado no campus, em Israel, e com a certeza de que juntos, pesquisadores e a comunidade global de amigos do Weizmann, somarão esforços para avançar a ciência e as fronteiras do conhecimento.