Felipe Frid Buniac

Felipe Frid Bruniac

Bolsista de 2015

Engenharia de Computação no INSPER

Depoimento:

“Foi a combinação perfeita de ciência e diversão! No meu projeto me aprofundei em Machine Learning, Redes Neurais e Programação com MatLab, um assunto muito interessante e com diversas aplicações.

Como descrever este mês para as pessoas que não estavam presentes? Como eu poderia contar todas as histórias engraçadas, tristes ou interessantes que aconteceram? E como eu poderia explicar sobre cada pessoa que eu conheci? Bem, acho que esta é uma tarefa muito difícil, mas, vou tentar passar uma ideia do que o ISSI 2015 significou para mim. Gostaria de começar enfatizando o quão surpreso fiquei com Israel, tantas culturas e lugares diferentes para visitar, e a comida e realmente maravilhosa!

Durante as três primeiras semanas tivemos a oportunidade de descobrir como é trabalhar em um laboratório de alta qualidade com pessoas brilhantes e altamente qualificadas e como escrever um relatório nos padrões internacionais. Tenho certeza que essa experiência vai ser muito importante na faculdade, em um futuro emprego mas principalmente na minha vida. A última semana, foi uma viagem ao deserto. Esta viagem mostrou o enorme laço de amizade feito entre os 76 jovens participantes de 12 países diferentes. Amizades que irei levar para a vida inteira! Obrigado.”

Felipe desenvolveu um software de criptografia (codificação e decodificação de mensagens de texto) utilizando o mapa logístico (sistema dinâmico não-linear) e está relacionado com a proteção na troca de informações. Após estudos baseados na Teoria do Caos e em sistemas de criptografia, iniciou o desenvolvimento e os testes desse sistema para testar a segurança e eficácia. No estudo de cripto-análise (conjunto de técnicas e métodos para a quebrar textos criptografados) o método se mostrou efetivo e suficientemente seguro para aplicações comerciais e governamentais. Felipe foi o primeiro brasileiro a ser convidado a Cerimônia do Prêmio Nobel, Estocolmo 2015.