Júlia Oscar Destro

Conheça Júlia, bolsista da Escola de Verão do Weizmann 2020

Júlia Oscar Destro, 18 anos, Osório – RS

Recém-formada no Curso Técnico de Administração integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS – Campus Osório, está no gap year, fazendo cursinho e se preparando para os vestibulares.

Quando criança, sonhava em construir um foguete para alcançar a lua. Na escola primária desenvolveu quatro projetos para as feiras de ciências anuais. “O mais incrível” – segundo ela – é que cada um focalizou uma área diferente do conhecimento. Começou estudando o sistema solar (física/astronomia), passou para pesquisa com visão e ilusão de ótica (biologia), verificou a qualidade da água fornecida ao consumo doméstico (química) e finalizou com uma abordagem das máquinas simples do cotidiano (matemática/física).

No ensino médio, sob orientação especializada dos professores desenvolveu duas pesquisas inéditas sobre a qualidade microbiológica das areias de praia e a produção da EcoBoard, um painel ecológico usando resíduos agroindustriais (casca de arroz e sabugo de milho) colados com resinas vegetais.

“Imagina os cientistas do Weizmann como pessoas incríveis que enfrentam desafios e ultrapassam barreiras diariamente para produzir conhecimentos que marcam o mundo e as pessoas. O trabalho voltado à pesquisa básica é louvável, pois fundamenta e incentiva outros a melhor pesquisar.” ‘ disse dias antes de começar a ‘“Weizmann Experience” 2020.