Maria Vitória Valoto

Bolsista 2018 – Maria Vitoria Valoto

De Londrina – PR, começou a fazer projetos de pesquisa com 12 anos e participou da primeira feira de ciências aos 14.

Seu projeto de ciências num estágio de pesquisa no laboratório de Ecologia Microbiana da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi a procura de uma alternativa para combate de um fungo oportunista que causa infecções vaginais, Cândida spp., contra o qual boa parte dos antifúngicos utilizados já não são mais eficientes.

O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um tratamento alternativo, viável, eficiente, de fonte natural e de baixo custo. Testou diversas bactérias provenientes de fontes naturais como rios, árvores e frutas achando um composto proveniente de um pomar de laranjas com uma atividade 10 vezes mais efetiva do que os tratamentos convencionais. Orienta projetos científicos e ajuda em aulas de laboratório no colégio onde estudou (Interativa).

“Foi muito enriquecedor conhecer pesquisadores de diversas áreas, todos buscando soluções para um mundo melhor. Lá me ensinaram que mais importante do que a técnica, o conhecimento era o fundamental, e mais do que o conhecimento, a paixão pela ciência.  Aprendi que todo conhecimento gerado é  útil, mesmo que o experimento não saia como o
esperado. Israel é um país lindo, cheio de cultura e pessoas maravilhosas que têm
muito respeito uns pelos outros”.