Notícias do Instituto Weizmann de Ciências: Nova versão do site de divulgação científica Wonder Wander

Contribuir ao progresso do conhecimento significa também, para o Instituto Weizmann, levar informação aos leigos. Reportar diretamente da fronteira da ciência em uma linguagem simples, para todas as mídias e formatos digitais, e em inglês, faz parte de um esforço de longo prazo do Instituto. O objetivo: a alfabetização científica, em benefício da humanidade.

Desde 1998, o Weizmann tem um site de divulgação científica, o Wonder Wander (que pode ser traduzido como Passear ou Perambular entre Maravilhas) que ganhou agora uma nova versão e em breve poderá ser acessado diretamente do site dos Amigos do Weizmann do Brasil.nanoenglish2

O Wonder Wander disponibiliza de forma aberta mais de 3000 artigos, centenas de vídeos, e fotografias que oferecem uma imagem da ciência fantástica e realista ao mesmo tempo. A nova versão, se atualiza de forma contínua com o conteúdo do Facebook, Instagram e Twitter, e com uma boa ferramenta para entender a evolução do pensamento que é o “Science blogs”. Um post recente sobre a Física dos neurônios, por exemplo, começa com o que foi escrito sobre o assunto no ano 2009, de forma de introduzir e contextualizar as novas ideias.

Os tópicos cobrem as áreas na qual o Weizmann é líder em pesquisa, e vão desde física ou biologia às mais variadas tecnologias. Alguns assuntos são explicados até em quadrinhos, como o “Whisked away” que ensina a traves de uma história gráfica, o trabalho dos pesquisadores que estão desenvolvendo ratos robóticos, mais exatamente um sistema de sensores baseado na maneira em que os ratos usam os seus bigodes para explorar o ambiente e como o cérebro processa a informação.

O Wonder Wander permite conhecer a enorme contribuição que podem fazer os cientistas mais destacados quando trabalham em condições únicas. Isso pode se entender nas edições temáticas especiais, como por exemplo “What are we doing in…” (O que estamos fazendo em… Trad. livre), que inclui câncer, diabetes, nanociências ou meio ambiente, para dar uns exemplos. Desafiando os muros tradicionais que provocam saberes fragmentários, não há apenas entrevistas a cientistas como é possível saber o que pensam os artistas que trabalham na interface ciência – arte.

O Instituto Weizmann foi pioneiro em Israel na promoção do conhecimento das ciências. Como destaca o presidente Prof. Daniel Zajtman, “Vivemos em uma economia baseada no conhecimento, precisamos ser versados nas ciências e na matemática. O tempo todo precisamos tomar decisões que envolvam as ciências e a tecnologia”. Uma militância institucional a favor do conhecimento cientifico, de Israel para o mundo.