O vento que traz plásticos perigosos e invisíveis

 O vento que traz plásticos perigosos e invisíveis

Janeiro 2021

Um novo estudo no Instituto Weizmann de Ciências (WIS) revela um grave problema ecológico. A poluição por micros plásticos (menores que 5 mm de diâmetro) no ar, sobre o oceano. As partículas podem permanecer no ar por dias, prejudicando o ambiente marinho, e afetando a saúde humana.  Vários estudos já encontraram micro plásticos na atmosfera acima da água perto da costa, mas desta vez os cientistas se depararam com uma quantidade não trivial acima da água do mar aparentemente limpa.

Expostas à luz UV e interagindo quimicamente com os componentes atmosféricos, as partículas provavelmente serão ainda mais prejudiciais ou tóxicas do que antes, além de terem o potencial de se tornarem arcabouços para o crescimento de bactérias marinhas.

As amostras foram obtidas no ano de 2016 pelo barco de pesquisa Tara (foto).  Os pesquisadores detectaram altos níveis de plásticos comuns – poliestireno, polietileno, polipropileno – por meio de equipamentos que a equipe do WIS fixou no mastro. As amostras foram coletadas no Atlântico Norte, mas a origem era provavelmente sacos e outros resíduos plásticos descartados a centenas de quilômetros de distância.

Koren, Vardi e Prof. Yinon Rudich têm colaborado por vários anos em estudos projetados para entender a interface entre oceano e ar. Embora a forma como os oceanos absorvem materiais da atmosfera tenha sido bem estudada, o processo da direção oposta – aerossolização, na qual substâncias voláteis, vírus, fragmentos de algas e outras partículas são varridos da água do mar para a atmosfera – foi muito menos investigado.

Saiba mais: Plastic is Blowing in the Wind