O verdadeiro preço do file mignon

Novos cálculos feitos por pesquisadores israelenses comprovaram que o gado precisa de 28 vezes mais terra, 11 vezes mais agua, e responde a uma pegada de gases que aquecem o planeta cinco vezes superior do que os ovos ou as aves.

Comer carne e ruim para o meio ambiente. Muito, mais muito mais do que comer cerdo ou frango. Mais beber um iogurte também tem custo para o planeta. E só agora se conhecem os preços. Novos cálculos feitos por pesquisadores israelenses comprovaram que o gado precisa de 28 vezes mais terra, 11 vezes mais agua, e responde a uma pegada de gases que aquecem o planeta cinco vezes superior do que os ovos ou as aves. E para os que pensam que beber um iogurte pode não ser tão ruim para o futuro do planeta, há mais uma surpresa. O custo ambiental dos laticínios e similar ao seu equivalente nutricional da carne de porco.

Os cálculos foram feitos por Ron Milo e Alon Sheron do Instituto Weizmann, em Rehovot, Israel, que trabalharam em parceria com cientistas da Universidade de Yale nos EUA, e são publicados hoje no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) O custo de cada alimento para o planeta foi calculado por unidade nutricional, caloria ou gramo de proteína. A nova pesquisa tem em conta fatores como a irrigação, o uso de fertilizantes, e a eficácia dos animais em converter tudo isso em energia.

Os pesquisadores perceberam logo que a ideia da pesquisa era boa, porem o desafio impressionante. Em um determinado local o gado pode ocupar muita terra e precisar de pouca irrigação, mas em outro fazer uso de muita agua e fertilizante. Os dados utilizados para a pesquisa foram principalmente do Departamento de Agricultura dos EUA e consideravam diferentes tipos de nutrição animal. Determinaram assim valores que fossem indicativas das práticas atuais e gerassem resultados aproximados para cada tipo de alimento. Finalmente, a equipe desenvolveu diferentes equações para determinar o custo meio ambiental.

A pesquisa está focada na possibilidade de gerar mudanças nas políticas públicas. A ferramenta criada pelos pesquisadores para analisar o custo meio ambiental da comida pode ajudar ao planeta a se alimentar de maneira mais sustentável. Pode também ajudar as pessoas ecologicamente responsáveis a escolher o prato no restaurante.

 

CONTATO:    Yivsam Azgad, Tel: 972-8-934-3856/2

EMAIL:           Yivsam.azgad@weizmann.ac.il / news@weizmann.ac.il