Prof. Yosef Yarden, referência mundial em pesquisa do câncer, em São Paulo

Prof. Yosef Yarden

Prof. Yosef Yarden, referência mundial em pesquisa do câncer, em São Paulo

O Prof. Yosef Yarden é Diretor do Instituto Dwek de Pesquisa para Terapia do Câncer do Centro Moross Integrado de Câncer (MICC) e chefe do Departamento de Regulação Biológica do Instituto Weizmann de Ciências. No dia 17 de maio, ele será o palestrante de destaque do Next Frontiers to Cure Cancer, evento organizado pelo A.C. Camargo Cancer Center em São Paulo.

Em sua palestra, o Prof. Yarden traçará o cenário atual das terapias oncológicas com foco no tratamento do câncer de pulmão, e descreverá algumas pesquisas promissoras já realizadas nos modelos animais de câncer de pulmão.

Prof. Yosef Yarden

Conferência Magna: O presente e o futuro no tratamento do câncer

Data: 17 de maio às 12:00

Local: Next frontiers to cure Cancer. WCity São Paulo

Destinado a médicos e outros envolvidos na assistência e pesquisa multidisciplinar.

Inscrições: http://nextfrontiers.com.br/#inscricao

A pesquisa do Prof. Yarden se foca em uma familia de proteínas chamadas de fatores de crescimento, e os receptores na membrana celular que promovem crescimento tumoral. O Prof. Yarden descobriu a função de um amplificador molecular que fortalece os sinais químicos que estimulam as células a se tornem cancerosas. Esta descoberta foi fundamental para novos tratamentos contra o câncer baseados em silenciar este amplificador molecular. Atualmente estão trabalhando em varias áreas, o que poderá mudar o cenário da terapia do câncer no futuro próximo.

Segundo o Prof. Yarden, “na área de câncer, o ritmo da pesquisa e, especialmente, o ritmo de aprovação de novas drogas é verdadeiramente impressionante. Junto com as novas drogas, o que todo mundo que trabalha com câncer espera testemunhar são os grandes avanços (breakthroughs) na detecção precoce. Novas tecnologias, como espectrometria de massa e detecção de fragmentos de DNA no sangue, nos permitirão detectar os tumores muito mais precocemente, em fases em que as células de câncer ainda são vulneráveis, e o câncer pode ser curado. Mas a chave para uma terapia efetiva e relativamente segura é a detecção precoce”.

Nascido em Israel, o Prof. Yosef Yarden é Bacharel em Ciências Biológicas e Geológicas pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1980), e doutor em Biologia Molecular pelo Instituto Weizmann de Ciências (1985). Sua formação em pós-doutorado foi realizada na Genentech, Inc., em San Francisco e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ingressou no Instituto Weizmann de Ciências em 1988 onde foi o primeiro diretor do Instituto de Pesquisa do Câncer MD Moross e reitor da escola Feinberg de pós-graduação. Atualmente é chefe do Departamento de Regulação Biológica e, como professor, ocupa a cadeira Harold e Zelda Goldenberg de Biologia Celular Molecular.

É Diretor do Instituto Dwek de Pesquisa para Terapia do Câncer, onde se aprofunda nos mecanismos moleculares caraterísticos das células cancerígenas e o microambiente par uma compreensão mais profunda do programa da morte instalado em cada célula, e se identificam enfoques biológicos novos e eficientes para enfrentar a resistência da célula tumoral a morte. O objetivo é encontrar drogas e outros tipos de modalidades de tratamento com dano mínimo aos tecidos saudáveis. O instituto faz parte do Centro Moross integrado de Cancer. (MICC), que visa utilizar o poder da pesquisa básica para facilitar a tradução para área clínica em prevenção, diagnóstico e cura do câncer.

O Next Frontiers to Cure Cancer, congresso anual do A.C.Camargo Cancer Center, integra profissionais para trazer os mais recentes avanços da oncologia para o Brasil. Contará com a presença centenas de convidados nacionais e dezenas de convidados internacionais. O tema central do congresso é a Convergência, um novo conceito que agrega o conhecimento científico de diversas áreas e que vem mudando os rumos da medicina e da oncologia numa velocidade exponencial. A palestra do Prof. Yarden é destinada a médicos e outros profissionais envolvidos na assistência e pesquisa multidisciplinar.