Projetos do Weizmann na prática escolar de ciências e matemática no Brasil

logotipo-alef

Quarenta alunos de 9 a 11 anos da  Escola Antonietta e Leon Feffer – Alef de São Paulo participam em projetos pedagógicos do Instituto Weizmann de Ciências: Math by mail e Science by Mail.

São projetos que permitem levar a excelência dos cientistas e matemáticos do Instituto até a tela dos computadores das crianças do mundo todo. No mês de maio, o CEO para América Latina do Instituto Weizmann, Dany Schmit, visitou a escola para intercambiar ideias com os pais sobre como o Instituto está se conectando com os estudantes e a importância dessa conexão.
foto crianca comp 2Math by mail é um projeto que já fez 34 anos. Começou por cartas manuscritas enviadas pelo correio, e agora os alunos brasileiros participam online e interagem mediante chats nos fórum, como também o fazem crianças dos EUA, Canadá, Austrália, México, România e Israel.

O curso é administrado em inglês, hebraico e árabe e já são milhares os estudantes no mundo que participam dos desafios semanais.

A lógica do Math by mail é muito diferente do programa de matemática na escola. Nas aulas normais, o objetivo é trabalhar conteúdo. Neste projeto, se apresentam desafios que têm que ser resolvidos por distintas abordagens. Não basta os alunos procurarem na memória situações pré-prontas ou fazerem associação com o que já foi ensinado pelo professor. É o próprio aluno quem deve desenvolver a melhor estratégia para resolver os problemas.

Science by mail é um projeto mais recente e o foco é o olhar multidisciplinar. Para se fazer perguntas científicas, pode se começar por exemplo pela arte. É o que acontece quando se apresenta aos alunos o vídeo de uma árvore, mas não é uma planta como qualquer outra. É uma obra viva feita por uma artista, que dá 40 tipos de frutas diferentes. Como isso pode acontecer? Os participantes do Science by mail têm boas respostas.

Os dois cursos online que ensinam a pensar de forma inovadora e criativa têm um ano de duração. A página web que se utiliza está em inglês, e a escola disponibiliza para os alunos ajuda de monitores, para resolver dúvidas pontuais. Na escola Alef de São Paulo, os alunos são convidados a participar unicamente se conseguem alcançar outras metas prévias, o que torna a participação no Math by mail e Science by mail meritória e disputada.

Os diretivos Mariana Gottfried e João Guedes, assim como os professores declararam estar muito satisfeitos com o projeto, e aproveitaram a visita do Dany Schmit para apresentar as parcerias já realizadas e futuras, entre a escola Alef e o Instituto Weizmann de Ciências.

Leia mais: http://davidson-old.weizmann.ac.il/en/mbm