Tem colite ulcerativa ou doença de Crohn?

Tem colite ulcerativa ou doença de Crohn?

04.08.22

Seu próximo remédio pode ser um cocktail de vírus. Pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências demonstraram a viabilidade de uma terapia que mata as bactérias intestinais causadoras de inflamação. A terapia usa um cocktail de vírus denominados bacteriófagos, que as infectam de forma específica sem danificar os microrganismos saudáveis. Os ensaios clínicos da fase 1 já mostraram que é seguro.

“É a primeira abordagem ‘bala de prata’, que promete uma supressão precisa de micróbios intestinais causadores de doenças, sem prejudicar o microbioma circundante.”- disse o Prof. Eran Elinav, do Departamento de Imunologia de Sistemas do Weizmann, que chefiou a equipe de pesquisa. “Nossa visão é, eventualmente, desenvolver terapias personalizadas para uma variedade de distúrbios, nos quais serão identificadas em cada paciente as cepas das bactérias intestinais causadoras de doenças e depois será definido o coquetel de vírus bacteriófagos que mata apenas essas cepas”, diz Elinav.

Os estudos para estas doenças inflamatórias intestinais foram realizado em colaboração com outros pesquisadores incluindo o BiomX Inc., uma empresa que investe em terapias para bactérias patogênicas com base na pesquisa do WIS,  sob licença de Yeda Research & Development Company Ltd., o braço de transferência de tecnologia do Instituto Weizmann de Ciências.

Saiba mais: The Viruses That Fight Disease