Bactéria “come” CO2

  Bactéria “come”CO2

O microrganismo desenvolvido para viver do ar poderia contribuir a criar tecnologias mais limpas.

As bactérias criadas no laboratório do Prof. Ron Milo do Instituto Weizmann de Ciências pararam de comer todos os seus alimentos sólidos normais, e passaram a viver do dióxido de carbono (CO2) do ar. O avanço permite vislumbrar o desenvolvimento de biocombustíveis neutros em carbono, métodos de produção com emissões mais baixas e até a chance de remover gás carbônico do ar. Tudo muito saudável para o planeta.

“Nosso laboratório foi o primeiro a perseguir a ideia de mudar a dieta de microrganismos que comem substâncias orgânicas (heterotrófico) para convertê-los em autotróficos (“que vivem do ar”)”, diz Milo. “Parecia impossível no início, mas ao longo do caminho aprendemos bastante e no final nós mostramos que de fato podia ser feito. Nossos resultados são um marco significativo em direção ao nosso objetivo de aplicações científicas eficientes e verdes.”

 

 

O trabalho de quase uma década de pesquisa com as bactérias E.coli, submetidas a engenharia genética e pressão evolutiva no laboratório, foi relatado na revista Cell.

Saiba mais:  Greenest diet bacteria switch eating carbon dioxide