Cheirando o bebê

  Cheirando o bebê

19.11.2021

Um novo estudo realizado por pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências descobriu que uma molécula excretada por humanos, e talvez particularmente por bebês, desempenha um papel social importante: regular a agressão em adultos.

O estudo, publicado na revista Science Advances traz evidências de que uma molécula encontrada em abundância na cabeça de recém-nascidos, reduz a agressão nos homens, mas aumenta-a nas mulheres. A HEX (hexadecanal) sem odor perceptível diminui a conectividade em partes do cérebro que regulam a tomada de decisões sociais em mulheres, enquanto nos homens aumenta essa conectividade. Essas diferenças cerebrais podem estar por trás dos diferentes desfechos comportamentais.

A descoberta está entre as primeiras a fornecer uma ligação direta entre o comportamento humano e uma única molécula captada através do olfato. Além disso, a diferença em mulheres e homens lança uma nova e surpreendente luz sobre o papel mediador do sexo na percepção olfativa e seus processos neurológicos resultantes.

Saiba mais: A Sniff of Aggression