O concerto improvisado do corpo

  O concerto improvisado do corpo

11.10.2021

Como os ciclos diurnos e noturnos do corpo são orquestrados entre diferentes órgãos, tecidos e células? Nossos relógios biológicos estão sincronizados como uma banda de jazz.

O ritmo circadiano é o que mantém o corpo humano ajustado no ciclo dia-noite. Anteriormente, os cientistas pensavam que havia no cérebro um relógio biológico mestre regendo os de todos os outros órgãos. Porém nos últimos anos, estudos têm mostrado que os relógios de órgãos periféricos nem sempre estão em sintonia com o do cérebro. Um novo estudo do Instituto Weizmann de Ciências, revela que existem “ritmos cruzados” dentro desse grupo, e que os relógios se comportam como uma banda de jazz, na qual diferentes instrumentos tocam em seus próprios ritmos, com alguns sintonizados com o padrão rítmico dominante, outros ignorando-o completamente, e alguns ainda marcando batidas fortemente acentuadas.

A descoberta pode ser relevante para esclarecer as causas de um aumento da incidência de doenças em trabalhadores de turnos noturnos, desvendar os efeitos das dietas que alteram o tempo das refeições, como o jejum intermitente, e até fornecer conhecimento sobre doenças metabólicas.

Saiba mais: The Body’s Daily Jam Session